Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34659
Type: Dissertação
Title: A educação ambiental na escola: concepções de professores de geografia da rede municipal de Sabará- MG
Authors: Mayara Luisa de Oliveira Rodrigues
First Advisor: Valéria de Oliveira Roque Ascenção
First Co-advisor: Eliano de Souza Martins Freitas
First Referee: Carolina Machado Rocha Busch Pereira
Second Referee: Rogata Soares Del Gaudio
Abstract: A crise socioambiental vivenciada nos dias de hoje, derivada de uma organização social estabelecida no industrialismo e no produtivismo, é reconhecida e discutida de forma insuficiente pela população mundial. Diante disso, a realização da Educação Ambiental no espaço escolar surge como uma significativa proposta de enfrentamento à problemática ambiental, de modo a promover a cidadania e a sensibilização socioambiental por intermédio de processos pedagógicos. Infere-se por meio de pesquisa bibliográfica que, hegemonicamente, as práticas de Educação Ambiental são realizadas em conformidade com visões conservacionistas e/ou pragmáticas. Embasado pela convicção de que o ensino de Geografia possibilita práticas pedagógicas de Educação Ambiental, para além de uma perspectiva conservadora e reducionista, este estudo buscou compreender as concepções de Educação Ambiental de alguns professores de Geografia, tendo como subsídio de análise as macrotendências da Educação Ambiental - conservacionista, pragmática e crítica. Para isso, estabelecemos como base investigativa a análise de práticas pedagógicas de três professores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental (Anos Finais) da rede municipal de Sabará-MG, inseridas em projetos de Educação Ambiental em parceria com as instituições ArcelorMittal e Museu do Ouro. O estudo se fundamentou em referenciais teóricos sobre as diferentes abordagens da Educação Ambiental e sua inserção no espaço escolar, assim como sobre o conhecimento do conteúdo geográfico. A pesquisa está inserida no âmbito dos estudos qualitativos e, para alcançar os objetivos, adotamos como instrumentos investigativos a realização de entrevistas dos tipos semiestruturada e projetiva, a investigação e análise das propostas de Educação Ambiental das instituições ArcelorMittal e Museu do Ouro e a investigação dos projetos desenvolvidos pelos professores. Buscamos identificar em cada processo investigativo as concepções predominantes de Educação Ambiental sob a orientação da “análise de conteúdo” elaborada por Bardin (1977).
Abstract: The socio-environmental crisis experienced at present, derived from a social organization established in industrialism and productivism, is recognized and discussed by most of the world population. In view of this, the implementation of Environmental Education in the school space emerges as a significant proposal to face the environmental problem, in order to promote citizenship and socio-environmental awareness by means of pedagogical processes. The pertinent literature suggests that Environmental Education practices are predominantly carried out in accordance with conservationist and / or pragmatic views. Based on the conviction that the teaching of Geography enables Environmental Education pedagogical practices beyond a conservative and reductionist perspective, this study sought to understand the conceptions of those practices by teachers of Geography, with the conservationist, pragmatic and critical macrotrends of Environmental Education as a subsidy for analysis. To this end, we established as an investigative basis the analysis of pedagogical practices of three Geography teachers, who work in Elementary School II of the municipal network of Sabará, in the State of Minas Gerais, inserted in Environmental Education projects in partnership with the institutions ArcelorMittal and Museu do Ouro. The study adopted theoretical references that deal with the knowledge of the Geography content, as well as different approaches of Environmental Education and its insertion in the school space. The research is in the scope of qualitative studies. To achieve the objectives, we conducted semi-structured and projective interviews as investigative instruments. The investigation and analysis of the proposals for Environmental Education projects of the ArcelorMittal and Museu do Ouro institutions as well as the investigation of the projects developed by the teachers were also research tools. In each investigative process we aimed to identify the predominant conceptions of Environmental Education under the guidance of the “content analysis” developed by Bardin (1977).
Subject: Geografia – Estudo e ensino
Educação ambiental
Professores – Sabará (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34659
Issue Date: 27-Aug-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.