Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34685
Type: Tese
Title: De aprendiz a mestre da palavra: tornar-se lia-na'in nos anos de luta e restauração da independência em Timor-Leste (1975-2002)
Authors: Keu Apoema
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvão
metadata.dc.contributor.advisor2: Kelly Cristiane da Silva
First Referee: Ana Maria Rabelo Gomes
Second Referee: Daniel Schroeter Simião
Third Referee: Lúcio Manoel Gomes de Sousa
metadata.dc.contributor.referee4: Thaís Nivea de Lima e Fonseca
Abstract: A pesquisa teve como objetivo compreender os processos de formação dos lia-na’in(s), mestres ou senhores da palavra, na língua local, atualmente responsáveis por suas casas sagradas, no cenário de luta pela independência que demarcou o período da ocupação indonésia em Timor-Leste (1975-1999), até a Restauração da Independência, proclamada em 2002, depois de um breve intervalo de intervenção da ONU. O trabalho buscou investigar os processos de aprendizagem desses atores, considerando-se as transformações e rupturas pelas quais o território passou no período, incluindo a resistência, a destruição das casas sagradas pelos exércitos indonésios, a conversão em massa à religião católica, entre outros eventos disruptivos. O lia-na’in é a liderança e a autoridade ritual das casas sagradas − instituições materiais e imateriais, correspondentes a linhagens, base dos valores e epistemologias locais relacionadas à lisan, que definem as relações entre humanos, entre humanos e não humanos e entre todos com a divindade, Maromak. Trabalhou-se basicamente com duas fontes: a primeira, produzida no período de janeiro a maio de 2018, com base nos testemunhos de 18 (dezoito) lia-na’in(s) − do município de Ainaro −, tendo por base metodológica a história oral, aborda suas histórias de vida, a convivência com suas respectivas casas sagradas, as narrativas de origem e aspectos gerais sobre o conhecimento que enunciam, e ainda sobre as relações desse conhecimento e seus sinais distintivos com a formação da Nação; a segunda constitui-se de um acervo audiovisual referente às Cerimônias de Restauração da Independência, nas quais os elementos gerais da cultura estão presentes, bem como lia-na’in(s) de quase todos os distritos (municípios). Em termos teóricos, a pesquisa sustenta-se no campo da história cultural em articulação com a Antropologia, colocando em discussão a permanência e a continuidade como fatos históricos, tendo em vista lógicas decoloniais de abordagem das epistemologias locais. O trabalho está organizado em cinco capítulos, além da introdução e da conclusão: no primeiro, discutem-se os referenciais teórico-metodológicos do trabalho, a construção do campo e os modos de análise dos dados; no segundo, apresenta-se a lisan, conceituando-a como o corpo dos saberes locais e costumeiros de base religiosa e, simultaneamente, como a casa sagrada, a base de sustentação de tais saberes. No terceiro capítulo, aborda-se a lia, compreendida tanto como a palavra como o ritual e descreve-se a continuidade da vida cerimonial das casas sagradas durante o período de ocupação indonésia. No quarto capítulo, aborda-se o processo de aprendizagem do lia-na’in por meio de estágios sucessivos de participação, da observação à aquisição da autoridade e do poder de fala; também analisa-se as relações entre a Igreja Católica e a casa sagrada. O quinto capítulo trabalha com as categorias relacionadas à formação da Nação, como “kultura Timor” e “terra sagrada”, presentes nos testemunhos dos lia-na’in(s), de modo a compreender como eles projetam-na por meio de uma comunidade imaginada de práticas. Finalmente, apresenta-se a análise da primeira parte das Cerimônias de Restauração da Independência, protagonizada por lia-na’in(s) de diferentes distritos (municípios). Do percurso geral da pesquisa, depreende-se que os processos de aprendizagem e formação dos lia-na’in(s) se dão por meio de sua participação em redes de saberes – compostas pelos laços de parentesco enraizados na casa de origem, bem como por outras casas sagradas e suas respectivas autoridades – e, de modo extensivo, pelo engajamento, em diferentes níveis, na vida ritual tanto de suas casas sagradas, como de outras às quais se conectam por distintos laços de afinidade. Propõe-se, ao final, que tais processos de aprendizagem, bem como de produção e reprodução da cultura, dão-se em fricção com as instâncias históricas que atravessam, por meio de estratégias de continuidade e de busca por legitimação das práticas locais e costumeiras.  
Abstract: The present research aims to understand the educational processes of lia-na’in(s), masters or kings of words, in the local language, currently responsible for their sacred houses – from the period of fight for independence from Indonesian occupation in East-Timor (1975-1999) to the Restoration of Independence, proclaimed in 2002, after a brief period of intervention by the UN. The study investigates the learning processes of these masters, taking into account the transformations and ruptures that took place locally during this time, including the resistance, the destruction of sacred houses by Indonesian army, the massive conversion to Catholicism, among other disruptive events. The lia-na’in is the leader and ritual authority of the sacred houses – material and non-material institutions corresponding to lineages, the basis for values and local epistemologies related to lisan, which define the relationships among humans, between humans and non-humans, and between everyone and the divinity Maromak. The work is based on two main sources: first, the testimonies of 18 lia-na’in(s) in the municipality of Ainaro from January to May 2018 – the methodology used was oral history, which approaches their histories of life, the relationship with their respective sacred houses, the narratives about origin, the general aspects about the knowledge that they claim, and the connection of this knowledge and its signals on national identity. Secondly, the study entails an audiovisual archive related to ceremonies of the Restoration of Independence – general cultural elements are present, including the lia-na’in (s) from almost all districts (municipalities). In theoretical terms, the research study is centered in the field of cultural history and anthropology, promoting a discussion about permanence and continuity of historical facts, taking into perspective decolonial logic in approaching local epistemologies. Besides the introduction and conclusion, five chapters illustrates the work. The first chapter promotes a discussion on the theoretical-methodological references of the study, the development of the field and approaches for dada analysis. In the second chapter, there is an introduction to the lisan, conceiving her as the body of local and habitual knowledge with a religious basis, and simultaneously, like in the sacred house, the basis for sustaining such knowledge. The third chapter presents the lia, seen as much as a word as a ritual that describes the continuity of the ceremonial life of the sacred houses during the period of Indonesian occupation. The fourth chapter describes the learning process of lia-na’in through successive participatory stages - from observation to acquisition of authority and power of speech, including an analysis of the relationship between the Catholic Church and the sacred house. The fifth chapter works with the categories related to national identity, like “kultura Timor” and “sacred land”, both present in the testimonies of lia-na’in(s) – seeking to understand how they project the nation through imaginary community of practices. Finally, the study presents an analysis of the first part of the Ceremonies of the Restoration of Independence led by lia-na’in(s) from different municipalities. Throughout the development of the research, one surmises that the learning processes of lia-na’in(s) take place in their participation in knowledge network, which are composed of ties of kingship rooted in the house of origin and other sacred houses and their respective authorities. These processes are possible thank to the engagement, at different levels, in ritual in their sacred houses and others with which they connect through diverse ties of affinity. In the end, the study infers that such learning processes, as well as the production and reproduction of culture, occur in conflict with historical events through strategies of continuity and efforts for legitimizing local everyday practices.
Subject: Educação -- Timor-Leste
Dirigentes de ensino religioso
Aprendizagem -- Timor-Leste
Tradição oral
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34685
Issue Date: 17-Feb-2020
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