Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34690
Type: Dissertação
Title: Atividades contextualizadas e o ábaco dos inteiros: recursos didáticos para introduzir os números inteiros e as operações de adição e subtração no 7º ano
Authors: Amanda Natália da Silva Gonçalves
First Advisor: Diogo Alves de Faria Reis
First Co-advisor: Maria Cristina Costa Ferreira
First Referee: André Augusto Deodato
Second Referee: Keli Cristina Conti
Abstract: Diante do meu desejo em conhecer novas práticas, como professora de matemática, e possibilitar a aprendizagem do conceito de números inteiros e das operações de adição e subtração pelos estudantes, pretendemos, nesta pesquisa, analisar a contribuição de atividades contextualizadas e do Ábaco dos Inteiros para a compreensão, pelos estudantes, dos números inteiros e das operações de adição e subtração. Este trabalho apresenta os resultados referentes à pesquisa de caráter qualitativo, realizada em uma das turmas do 7º ano da professora/pesquisadora em uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Tendo por base as propostas realizadas na sala de aula, buscamos introduzir os números inteiros, utilizando atividades contextualizadas e as operações de adição e subtração com o uso do Ábaco dos Inteiros. Além disso, buscamos analisar aspectos da relação da comunicação oral e escrita com o processo de ensino-aprendizagem do conceito e das operações com números inteiros. A análise dos dados coletados foi delineada com base nas transcrições das gravações em áudio e vídeo na sala de aula, das produções escritas dos estudantes e dos registros no diário de campo, o que nos possibilitou evidenciar algumas características e relacioná-las às pesquisas realizadas por Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Helle Alrø e Ole Skovsmose. São elas: as contribuições dos contextos escolhidos para introdução do conceito de números inteiros; a influência da comunicação no processo de aprendizagem do conceito e das operações de adição e subtração de números inteiros; as potencialidades e limites do Ábaco dos Inteiros na introdução das operações de adição e subtração de números inteiros. A análise das atividades indica que os estudantes têm conhecimentos sobre os números inteiros antes da instrução inicial atribuída a esse conteúdo no 7º ano, a familiaridade com os contextos abordados nas atividades, bem como a comunicação oral e escrita podem contribuir para que os estudantes mobilizem os diversos conhecimentos construídos por eles, dentro e fora da escola, para realizarem as tarefas. Além disso, o Ábaco dos Inteiros se mostrou um material de apoio apropriado para o ensino das operações de adição e subtração de números inteiros, embora apresente algumas limitações relacionadas à representação da subtração. Durante esse processo de formação, elaboramos o Caderno de Atividades Contextualizando os Números Inteiros, no qual estão disponibilizadas as atividades aplicadas no decorrer da pesquisa de campo. Desenvolvemos, também, o material físico (kit) necessário para o desenvolvimento do jogo realizado no decorrer da proposta didática.
Abstract: In view of my desire to learn about new practices, as a math teacher, and to enable students to learn the concept of whole numbers and the operations of addition and subtraction, we intend, in this research, to analyze the contribution of contextualized activities and the Integer Abacus to students' understanding of integers and addition and subtraction operations. This paper presents the results of the qualitative research carried out in one of the 7th grade classes of the teacher/researcher in a school of the state school network of Minas Gerais. From the proposals made in the classroom, we seek to introduce the integers using contextualized activities and the addition and subtraction using the abacus of integers. In addition, we seek to analyze aspects of the relationship between oral and written communication and the teaching-learning process of the concept and operations with whole numbers.The analysis of the data collected was designed from the transcripts of the audio and video recordings in the classroom, the written productions of students and records in field diary, which enabled us to highlight some features and relate them to the research conducted by Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Helle Alrø and Ole Skovsmose. They are the contributions of the contexts chosen to introduce the concept of integers; the influence of communication on the learning process of the concept and of the integer addition and subtraction operations; the potentials and limits of Integer Abacus in the introduction of integer addition and subtraction operations. The analysis of the activities indicates that students have knowledge of the integers before the initial instruction to this content in the 7th grade, familiarity with the topics contexts in the activities, as well as oral and written communication skills can help students mobilize diverse knowledge built by them, inside and outside the school, to perform the tasks. Besides that, the Integer Abacus has proved to be an appropriate support material for teaching integer addition and subtraction operations, although it has some limitations related to the representation of subtraction. During this training process, we created the Activities Booklet Contextualizing the Integers, in which the activities applied during the field research are available. We also developed the physical material (kit) necessary for the development of the game carried out during the didactic proposal.
Subject: Matemática (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental) -- Métodos de ensino
Educação matemática
Ábaco -- Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática -- Instrumentos
Aprendizagem por atividades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34690
Issue Date: 20-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.