Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34702
Tipo: Dissertação
Título: Educação alimentar e nutricional na escola: uma ação normativa ou problematizadora?
Autor(es): Kátia Cilene de Almeida
Primeiro Orientador: Penha Souza Silva
Primeiro Coorientador: José Divino Lopes Filho
Primeiro membro da banca : Célio da Silveira Júnior
Segundo membro da banca: Vanessa Alves Ferreira
Resumo: As ações de Educação Alimentar e Nutricional são caracterizadas, historicamente, pela distribuição de alimentos e promoção de práticas alimentares saudáveis. Um dos espaços em que pode ocorrer a promoção de práticas alimentares saudáveis é a escola. Nesse sentido, a escola pode viabilizar a promoção de saúde no exercício dos direitos e deveres e estimular comportamentos e atitudes saudáveis. Assim, esta pesquisa busca identificar os fundamentos pedagógicos presentes nas ações de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvida em escolas públicas municipais de Belo Horizonte, e indicar uma proposta para o ensino de Ciências, com o tema “Alimentação”, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa utilizada é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de revisão da literatura sobre a alimentação escolar no Brasil, as proposições de Educação Alimentar e Nutricional, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Educação Alimentar e Nutricional do município de Belo Horizonte. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, tendo como suporte teórico-metodológico Bardin (2016) e Minayo (2002). As leituras dos princípios que orientam as práticas de Educação Alimentar e Nutricional e do Programa de Educação Alimentar e Nutricional permitiram a construção de cinco categorias de análise, considerando os aspectos: 1) nutricionais; 2) alimentares; 3) culturais; 4) ecológicos: diversidade e sustentabilidade; 5) educacionais. Os resultados da pesquisa indicaram a ausência dos fundamentos pedagógicos nas ações do programa, sinalizando a importância de uma ampla discussão sobre essa temática e de sua inserção no programa. Para a construção da proposta de ensino foram utilizados como referência os teóricos da educação Paulo Freire e Vygotsky; o Guia do educador: promovendo a educação alimentar e nutricional nas escolas (2013), o Guia alimentar da população brasileira (2014) e o Guia de Segurança Alimentar (2015). Espera-se que esta pesquisa proporcione aos professores o conhecimento sobre a trajetória da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil, em específico, no município de Belo Horizonte. E que também contribua para a compreensão dos aspectos da alimentação enquanto Política Pública, propagando e difundindo informações para o desenvolvimento de atividades significativas e reflexivas sobre este tema com os estudantes.
Abstract: The Food and Nutrition Education actions are historically characterized by the distribution of food and the promotion of healthy eating practices. One of the spaces in which the promotion of healthy eating practices can occur is the school. In this sense, the school enables the promotion of health in the exercise of rights and duties and stimulates healthy behaviors and attitudes. This research aims to identify the pedagogical foundations present in the actions of Food and Nutrition Education developed in public schools in the municipality of Belo Horizonte and indicates a proposal for the teaching of science on the theme of food in the early years of elementary education. The research methodology used is qualitative, approach which was based on literature review of school meals in Brazil and studies the proposals of Food and Nutrition Education under the National School Feeding Program and the Food and Nutrition Education Program of the municipality of Belo Horizonte. For data analysis and interpretation, the content analysis technique was used with the theoretical-methodological support Bardin (2016) and Minayo (2002).The readings of the Food and Nutrition Education Program and the principles that guide the practices of Food and Nutrition Education allowed the construction of five categories of analysis considering the following aspects: 1) nutritional; 2) food; 3) cultural; 4) ecological: diversity and sustainability; 5) educational mentioned in the program. The survey results indicated the absence of the pedagogical foundations in the program actions, indicating the importance of a wide discussion about this theme and its insertion in the program. For the construction of the teaching proposal were used as reference theorists Paulo Freire and Vygotsky education; The educator’s guide: promoting food and nutrition education in schools(2013), the food guide for the Brazilian population (2014) and the food security guide(2015). This research is expected to provide teachers with knowledge about the trajectory of food and nutrition education in Brazil, specifically in the city of Belo Horizonte. It also contributes to the aspects of food as a Public Policy, spreading and disseminating information for the development of meaningful and reflective activities on this subject with the students.
Assunto: Nutrição -- Educação
Hábitos alimentares
Ciências -- Estudo e ensino
Nutrição e saúde pública
Promoção da saúde -- Aspectos educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34702
Data do documento: 18-Dez-2019
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