Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34703
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dc.contributor.advisor1Mônica Maria Farid Rahmept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9951568150258507pt_BR
dc.contributor.referee1Júlio Emílio Diniz Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Margareth Dinizpt_BR
dc.contributor.referee3Juliana Batista Fariapt_BR
dc.creatorFelícia Maria Pereira dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8368456161823786pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-14T19:10:36Z-
dc.date.available2021-01-14T19:10:36Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34703-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral investigar os saberes produzidos pelos mediadores de alunos com deficiência inseridos em escola comum e seus efeitos para sua formação profissional. Os objetivos específicos foram analisar a construção da função do mediador escolar à luz da política educacional e investigar os significados atribuídos pelos sujeitos à interface formação inicial e mediação escolar. Nas últimas décadas, muitas mudanças ocorreram nas políticas públicas para se garantir o atendimento para as pessoas com deficiência na perspectiva inclusiva. Com essa mudança de orientação e o aumento do número de crianças com deficiência nas salas regulares, as escolas tiveram de se organizar para acolher esse público. Nesse cenário, surge a figura do profissional de apoio ou mediador escolar, profissional responsável por acompanhar o processo de inclusão escolar dos estudantes com deficiência. O profissional de apoio é previsto em vários documentos da legislação brasileira, mas não há uma definição acerca da sua formação. Quando esta função é exercida por estudantes de Graduação, torna-se necessário abordarmos a questão da formação inicial na perspectiva inclusiva. A formação inicial ainda apresenta muitos desafios, principalmente para se produzir conhecimentos que permitam uma maior compreensão das situações complexas presentes no contexto escolar e que produzam novas atitudes que garantam o atendimento às diferenças. Os conceitos de conhecimento e saber, a partir das teorias de Tardif, Charlot e da vertente psicanalítica de Freud e Lacan, nos ajudam a analisar a experiência da mediação escolar e seus efeitos para a formação inicial. O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa a partir dos pressupostos da Psicanálise, que, por meio de rodas de conversa e entrevistas, buscou investigar uma experiência de monitoria realizada com 17 estudantes da Graduação que atuaram como mediadores escolares em uma escola pública federal. Os resultados dessa investigação indicaram que a experiência da mediação escolar foi enriquecedora para a formação profissional dos participantes, pois contribuiu para a elaboração e a constituição de saberes a partir da prática e do encontro com o outro. Todavia, muitos desafios ainda se colocam em relação à função da mediação escolar e à formação inicial na perspectiva da educação inclusiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediador escolarpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherOrientadores educacionais - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação especial - Formaçãopt_BR
dc.titleMediadores escolares em formação no contexto inclusivo: da busca por conhecimento à constituição de saberespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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