Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34721
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Música e rotina: construindo alternativas na educação infantil
Autor(es): Tatiana Santuzza Rodrigues
primer Tutor: Cláudio Emanuel dos Santos
primer miembro del tribunal : Valmir Alcântara Alves
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade relatar um projeto de intervenção realizado com a turma de 5 anos da EMEI Nova Esperança. Com o objetivo de buscar um diálogo com o fazer musical na educação infantil, priorizou-se analisar os aspectos da rotina escolar e construir momentos em que a música pode ser utilizada com as crianças como forma de expressão, explorando o repertório musical trazidos pelos alunos. Este projeto foi realizado através de pesquisa qualitativa, utilizando registros em diário de campo e recursos audiovisuais como forma de acompanhar as ações das crianças. Para nortear esta pesquisa, foram utilizados os documentos oficiais, RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) e Proposições Curriculares para Educação Infantil entre outros estudos. Nessa experiência, verificou-se a importância da criação de estratégias na educação infantil para a área musical, porém constatou-se a necessidade de um prévio conhecimento adquirido pelo professor seja através de estudos ou pesquisas, para dar continuidade ao processo e levar as crianças a uma experiência musical mais contextualizada.
Asunto: Educação
Música na educação
Educação pré-escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34721
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TATIANA-PROJETO ACPP - catalografada.pdf3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.