Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34721
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cláudio Emanuel dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3963099833023219 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valmir Alcântara Alves | pt_BR |
dc.creator | Tatiana Santuzza Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T14:54:00Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T14:54:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34721 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade relatar um projeto de intervenção realizado com a turma de 5 anos da EMEI Nova Esperança. Com o objetivo de buscar um diálogo com o fazer musical na educação infantil, priorizou-se analisar os aspectos da rotina escolar e construir momentos em que a música pode ser utilizada com as crianças como forma de expressão, explorando o repertório musical trazidos pelos alunos. Este projeto foi realizado através de pesquisa qualitativa, utilizando registros em diário de campo e recursos audiovisuais como forma de acompanhar as ações das crianças. Para nortear esta pesquisa, foram utilizados os documentos oficiais, RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) e Proposições Curriculares para Educação Infantil entre outros estudos. Nessa experiência, verificou-se a importância da criação de estratégias na educação infantil para a área musical, porém constatou-se a necessidade de um prévio conhecimento adquirido pelo professor seja através de estudos ou pesquisas, para dar continuidade ao processo e levar as crianças a uma experiência musical mais contextualizada. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Rotina | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Música na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.title | Música e rotina: construindo alternativas na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TATIANA-PROJETO ACPP - catalografada.pdf | 3.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.