Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34721
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cláudio Emanuel dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3963099833023219pt_BR
dc.contributor.referee1Valmir Alcântara Alvespt_BR
dc.creatorTatiana Santuzza Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2021-01-15T14:54:00Z-
dc.date.available2021-01-15T14:54:00Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34721-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade relatar um projeto de intervenção realizado com a turma de 5 anos da EMEI Nova Esperança. Com o objetivo de buscar um diálogo com o fazer musical na educação infantil, priorizou-se analisar os aspectos da rotina escolar e construir momentos em que a música pode ser utilizada com as crianças como forma de expressão, explorando o repertório musical trazidos pelos alunos. Este projeto foi realizado através de pesquisa qualitativa, utilizando registros em diário de campo e recursos audiovisuais como forma de acompanhar as ações das crianças. Para nortear esta pesquisa, foram utilizados os documentos oficiais, RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) e Proposições Curriculares para Educação Infantil entre outros estudos. Nessa experiência, verificou-se a importância da criação de estratégias na educação infantil para a área musical, porém constatou-se a necessidade de um prévio conhecimento adquirido pelo professor seja através de estudos ou pesquisas, para dar continuidade ao processo e levar as crianças a uma experiência musical mais contextualizada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRotinapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt_BR
dc.titleMúsica e rotina: construindo alternativas na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA-PROJETO ACPP - catalografada.pdf3.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.