Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34728
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estratégias de autorreconhecimento das identidades de meninas negras em uma escola na periferia de Belo Horizonte
Autor(es): Tatiana Neves Da Silva
Primeiro Orientador: Shirley Aparecida De Miranda
Primeiro membro da banca : Carmem Regina Teixeira Gonçalves
Resumo: Este trabalho teve como foco as estratégias de autorreconhecimento das identidades de 14 meninas negras em uma escola da periferia de Belo Horizonte. Nesse sentido, foram construídas ações que compreendessem esse objetivo. Aborda-se os conceitos de raça, etnia, ideologia da democracia racial, identidade negra e empoderamento. A metodologia baseou-se na abordagem qualitativa com registros em vídeos, fotos e diário de campo. Além disso, aplicou-se um questionário cuja finalidade era um conhecimento mais sistemático das sujeitas. O plano de ação defrontou-se com as lógicas racistas que operam na sociedade brasileira, e especificamente na escola. Nesse sentido, o racismo é estruturante das relações na sociedade brasileira. Considerou-que as ações foram exitosas a partir do momento em que construiu-se junto às garotas elementos componentes das suas identidades negras e elas se reconheceram nesses elementos.
Assunto: Relações étnicas
Relações raciais
Educação de crianças
Negras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34728
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CONCLUÍDO TATIANA NEVES DA SILVA 2019 VERSÃO FINAL.pdf3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons