Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Shirley Aparecida De Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792815A6pt_BR
dc.contributor.referee1Carmem Regina Teixeira Gonçalvespt_BR
dc.creatorTatiana Neves Da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345629103595525pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-15T15:20:43Z-
dc.date.available2021-01-15T15:20:43Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34728-
dc.description.resumoEste trabalho teve como foco as estratégias de autorreconhecimento das identidades de 14 meninas negras em uma escola da periferia de Belo Horizonte. Nesse sentido, foram construídas ações que compreendessem esse objetivo. Aborda-se os conceitos de raça, etnia, ideologia da democracia racial, identidade negra e empoderamento. A metodologia baseou-se na abordagem qualitativa com registros em vídeos, fotos e diário de campo. Além disso, aplicou-se um questionário cuja finalidade era um conhecimento mais sistemático das sujeitas. O plano de ação defrontou-se com as lógicas racistas que operam na sociedade brasileira, e especificamente na escola. Nesse sentido, o racismo é estruturante das relações na sociedade brasileira. Considerou-que as ações foram exitosas a partir do momento em que construiu-se junto às garotas elementos componentes das suas identidades negras e elas se reconheceram nesses elementos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAutorreconhecimentopt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectempoderamentopt_BR
dc.subjectracismopt_BR
dc.subject.otherRelações étnicaspt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherNegraspt_BR
dc.titleEstratégias de autorreconhecimento das identidades de meninas negras em uma escola na periferia de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CONCLUÍDO TATIANA NEVES DA SILVA 2019 VERSÃO FINAL.pdf3.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons