Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34728
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Shirley Aparecida De Miranda | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792815A6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carmem Regina Teixeira Gonçalves | pt_BR |
dc.creator | Tatiana Neves Da Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8345629103595525 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T15:20:43Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T15:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34728 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como foco as estratégias de autorreconhecimento das identidades de 14 meninas negras em uma escola da periferia de Belo Horizonte. Nesse sentido, foram construídas ações que compreendessem esse objetivo. Aborda-se os conceitos de raça, etnia, ideologia da democracia racial, identidade negra e empoderamento. A metodologia baseou-se na abordagem qualitativa com registros em vídeos, fotos e diário de campo. Além disso, aplicou-se um questionário cuja finalidade era um conhecimento mais sistemático das sujeitas. O plano de ação defrontou-se com as lógicas racistas que operam na sociedade brasileira, e especificamente na escola. Nesse sentido, o racismo é estruturante das relações na sociedade brasileira. Considerou-que as ações foram exitosas a partir do momento em que construiu-se junto às garotas elementos componentes das suas identidades negras e elas se reconheceram nesses elementos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Autorreconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | empoderamento | pt_BR |
dc.subject | racismo | pt_BR |
dc.subject.other | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Negras | pt_BR |
dc.title | Estratégias de autorreconhecimento das identidades de meninas negras em uma escola na periferia de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC CONCLUÍDO TATIANA NEVES DA SILVA 2019 VERSÃO FINAL.pdf | 3.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License