Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34736
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Utilização de uma sequência de ensino investigativa na aprendizagem de conceitos em ciências para estudantes do ensino fundamental
Autor(es): Tatiana Cristina Cândido Camargos
Primeiro Orientador: Gilmar Moura da Silva
Primeiro membro da banca : Marília Sousa Andrade Dias
Resumo: O ensino baseado em aulas expositivas apresenta baixa eficiência no que se refere à aprendizagem dos alunos. Uma alternativa ao ensino tradicional é a metodologia do ensino de ciências por investigação, uma metodologia que coloca o estudante como protagonista na construção do seu conhecimento, a partir de interações com outros estudantes e com o professor. Aliado a proposta sócio-histórica de Vygotsky, privilegiando a interação entre os sujeitos no processo de aprendizagem, este trabalho apresenta a proposta de um ensino de ciências, com estudantes do ensino fundamental, realçando a importância da linguagem na apreensão dos conceitos científicos. Para o mapeamento geral das aulas foi realizada uma sequência de ensino investigativa sobre fungos, numa escola municipal de Belo Horizonte, com 35 estudantes, de uma turma do sétimo ano. A análise e interpretação dos dados foi realizada com base na consulta e leitura de referencial teórico sobre o tema. O ensino de ciências por investigação se mostrou como uma metodologia adequada à promoção da alfabetização científica, revelando que os alunos quando convidados a participar de atividades investigativas, desenvolvem seus conhecimentos conceituais de forma compreensiva. Os resultados também enfatizam a necessidade de reformulação do ensino de ciências para que as experiências de aprendizagem sejam relevantes ao cotidiano dos alunos.
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Investigação
Fungos
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34736
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACPP LASEB CURSISTA TATIANA CRISTINA CÂNDIDO CAMARGOS - FINALIZADO COM ATA DE DEFESA.pdf4.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.