Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/34736
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Utilização de uma sequência de ensino investigativa na aprendizagem de conceitos em ciências para estudantes do ensino fundamental |
Autor(es): | Tatiana Cristina Cândido Camargos |
Primeiro Orientador: | Gilmar Moura da Silva |
Primeiro membro da banca : | Marília Sousa Andrade Dias |
Resumo: | O ensino baseado em aulas expositivas apresenta baixa eficiência no que se refere à aprendizagem dos alunos. Uma alternativa ao ensino tradicional é a metodologia do ensino de ciências por investigação, uma metodologia que coloca o estudante como protagonista na construção do seu conhecimento, a partir de interações com outros estudantes e com o professor. Aliado a proposta sócio-histórica de Vygotsky, privilegiando a interação entre os sujeitos no processo de aprendizagem, este trabalho apresenta a proposta de um ensino de ciências, com estudantes do ensino fundamental, realçando a importância da linguagem na apreensão dos conceitos científicos. Para o mapeamento geral das aulas foi realizada uma sequência de ensino investigativa sobre fungos, numa escola municipal de Belo Horizonte, com 35 estudantes, de uma turma do sétimo ano. A análise e interpretação dos dados foi realizada com base na consulta e leitura de referencial teórico sobre o tema. O ensino de ciências por investigação se mostrou como uma metodologia adequada à promoção da alfabetização científica, revelando que os alunos quando convidados a participar de atividades investigativas, desenvolvem seus conhecimentos conceituais de forma compreensiva. Os resultados também enfatizam a necessidade de reformulação do ensino de ciências para que as experiências de aprendizagem sejam relevantes ao cotidiano dos alunos. |
Assunto: | Ciência - Estudo e ensino Ciência - Investigação Fungos Ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34736 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACPP LASEB CURSISTA TATIANA CRISTINA CÂNDIDO CAMARGOS - FINALIZADO COM ATA DE DEFESA.pdf | 4.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.