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http://hdl.handle.net/1843/34736
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Gilmar Moura da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8330110262564043 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marília Sousa Andrade Dias | pt_BR |
dc.creator | Tatiana Cristina Cândido Camargos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5519491478219533 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T19:31:26Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T19:31:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34736 | - |
dc.description.resumo | O ensino baseado em aulas expositivas apresenta baixa eficiência no que se refere à aprendizagem dos alunos. Uma alternativa ao ensino tradicional é a metodologia do ensino de ciências por investigação, uma metodologia que coloca o estudante como protagonista na construção do seu conhecimento, a partir de interações com outros estudantes e com o professor. Aliado a proposta sócio-histórica de Vygotsky, privilegiando a interação entre os sujeitos no processo de aprendizagem, este trabalho apresenta a proposta de um ensino de ciências, com estudantes do ensino fundamental, realçando a importância da linguagem na apreensão dos conceitos científicos. Para o mapeamento geral das aulas foi realizada uma sequência de ensino investigativa sobre fungos, numa escola municipal de Belo Horizonte, com 35 estudantes, de uma turma do sétimo ano. A análise e interpretação dos dados foi realizada com base na consulta e leitura de referencial teórico sobre o tema. O ensino de ciências por investigação se mostrou como uma metodologia adequada à promoção da alfabetização científica, revelando que os alunos quando convidados a participar de atividades investigativas, desenvolvem seus conhecimentos conceituais de forma compreensiva. Os resultados também enfatizam a necessidade de reformulação do ensino de ciências para que as experiências de aprendizagem sejam relevantes ao cotidiano dos alunos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | Fungos | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência - Investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Fungos | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Utilização de uma sequência de ensino investigativa na aprendizagem de conceitos em ciências para estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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ACPP LASEB CURSISTA TATIANA CRISTINA CÂNDIDO CAMARGOS - FINALIZADO COM ATA DE DEFESA.pdf | 4.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
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