Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34736
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dc.contributor.advisor1Gilmar Moura da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330110262564043pt_BR
dc.contributor.referee1Marília Sousa Andrade Diaspt_BR
dc.creatorTatiana Cristina Cândido Camargospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5519491478219533pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-15T19:31:26Z-
dc.date.available2021-01-15T19:31:26Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34736-
dc.description.resumoO ensino baseado em aulas expositivas apresenta baixa eficiência no que se refere à aprendizagem dos alunos. Uma alternativa ao ensino tradicional é a metodologia do ensino de ciências por investigação, uma metodologia que coloca o estudante como protagonista na construção do seu conhecimento, a partir de interações com outros estudantes e com o professor. Aliado a proposta sócio-histórica de Vygotsky, privilegiando a interação entre os sujeitos no processo de aprendizagem, este trabalho apresenta a proposta de um ensino de ciências, com estudantes do ensino fundamental, realçando a importância da linguagem na apreensão dos conceitos científicos. Para o mapeamento geral das aulas foi realizada uma sequência de ensino investigativa sobre fungos, numa escola municipal de Belo Horizonte, com 35 estudantes, de uma turma do sétimo ano. A análise e interpretação dos dados foi realizada com base na consulta e leitura de referencial teórico sobre o tema. O ensino de ciências por investigação se mostrou como uma metodologia adequada à promoção da alfabetização científica, revelando que os alunos quando convidados a participar de atividades investigativas, desenvolvem seus conhecimentos conceituais de forma compreensiva. Os resultados também enfatizam a necessidade de reformulação do ensino de ciências para que as experiências de aprendizagem sejam relevantes ao cotidiano dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectFungospt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherFungospt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleUtilização de uma sequência de ensino investigativa na aprendizagem de conceitos em ciências para estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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