Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34742
Type: Monografia (especialização)
Title: Uso de espaços não formais para avaliação da aprendizagem por meio de uma atividade investigativa envolvendo o Rio Paraopeba e o rompimento da barragem de Brumadinho
Authors: Elaine Maria Guimarães Alves
First Advisor: Márcio Antônio da Silva
First Referee: Maria Luíza Silva Tupy Botelho
Abstract: Neste trabalho buscamos avaliar como o uso de visitas a espaços não formais pode ser útil no desenvolvimento de atividades investigativas. Levamos nossos alunos ao contato com os meios de captação, tratamento e destinação de água e esgoto e ao contato com o ambiente natural do rio Paraopeba, poluído recentemente pelo acidente ocorrido em uma empresa mineradora. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa do tipo estudo de caso em virtude da grande quantidade de informações e variáveis envolvidas. As visitas permitiram ambientes favoráveis a debates e troca de informações que contribuíram para a construção conjunta do aprendizado, relacionando os conteúdos estudados e pesquisados à problemas reais vividos em sociedade. Os resultados foram considerados satisfatórios após análise dos relatórios e observações realizadas pelos participantes. Destacamos a importância do planejamento para assegurar o caráter investigativo nas diversas etapas da sequência didática e pontos que podem ser revistos e melhorados em trabalhos futuros.
Abstract: In this work we seek to evaluate how the use of visits to non-formal spaces can be useful in the development of investigative activities. We take our students into contact with the means of capturing, treating and disposing of water and sewage and in contact with the natural environment of the Paraopeba River, which was recently polluted by the accident at a mining company. The methodology used was the qualitative analysis of the case study type due to the large amount of information and variables involved. The visits allowed favorable environments for debates and exchange of information that contributed to the joint construction of learning, relating the contents studied and researched to real problems experienced in society. The results were considered satisfactory after analyzing the reports and observations made by the participants. We highlight the importance of planning to ensure the investigative character in the various stages of the didactic sequence and points that can be reviewed and improved in future works.
Subject: Educação
Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino - Meios auxiliares
Ciência - Métodos de ensino
Ciência - Estudo e ensino - Métodos experimentais
Água - Conservação - Estudo e ensino
Água - Poluição - Estudo e ensino
Água - Purificação - Estudo e ensino
Educação ambiental
Barragens de rejeitos - Aspectos ambientais - Estudo e ensino
Esgotos - Estações de tratamento - Aspectos educacionais
Aprendizagem - Avaliação
Ensino - Meios auxiliares - Avaliação
Paraopeba, Rio (MG) - Aspectos ambientais - Estudo e ensino
. Brumadinho (MG) - Acidentes - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34742
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_Elaine Maria Guimarães Alves.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.