Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34743
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Paula da Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6006524391492917 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcus Vinícius Rodrigues Martins | pt_BR |
dc.creator | Ivanete Teixeira de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T11:32:39Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18T11:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34743 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho, centrado na linguagem digital, visou abranger, por meio de fotografias, atividades do projeto institucional “Coisa de Criança” e outros projetos que ocorreram em uma Escola Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte (EMEI) no ano de 2019. Utilizando a metodologia de pesquisa-ação, foram exploradas as habilidades das crianças no uso de câmeras fotográficas, buscando contextualizar estas crianças sobre o processo de ensino e aprendizagem dentro da EMEI, destacando a participação delas. Também, como forma de valorizar os acontecimentos, os registros serão noticiados com destaques no jornal da escola. O aporte teórico da pesquisa compreendeu estudiosos da Linguagem Digital, como Schwengber (2012), Palfrey e Gasser (2011) e Ribeiro (2005); de projetos pedagógicos na Educação Infantil, como Barbosa e Horn (2008); e contou também com documento Avaliação na Educação Infantil 2016. As análises consideraram a participação e o envolvimento do grupo diante da proposta apresentada. Os resultados divulgaram a oportunidade de mostrar a interdisciplinaridade e a relevância do trabalho com a Linguagem digital, além das ações pedagógicas da EMEI nos trabalhos com os projetos. Palavras-chave: Educação Infantil. Linguagem Digital. Fotografias. Projetos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Fotografias | pt_BR |
dc.subject | Linguagem digital | pt_BR |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject.other | Fotografias | pt_BR |
dc.title | Fotografia na educação infantil: prática de letramento digital | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC LASEB UFMG.pdf | 4.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.