Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34744
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Percursos de aprendizagem da escrita de crianças de educação infantil da rede municipal de Belo Horizonte
Autor(es): Cleonice Batista de Souza
Primeiro Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho
Primeiro membro da banca : Cláudia Starling Bosco
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os percursos do processo de ensino e aprendizagem da escrita com crianças de cinco e seis anos de uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, no ano de 2019. Após receber os alunos novatos, foi realizado um diagnóstico para perceber o nível de desenvolvimento dos aprendizes em relação ao conhecimento da língua escrita, utilizando como norte, atividades que envolvem alfabeto, numerais, escrita espontânea, desenho livre, evolução do desenho, produções livres e portfólio. Utilizei como referenciais teóricos autores como Zabala (1998), Brandão e Rosa (2011) e os cadernos oficiais das Proposições Curriculares da Prefeitura de Belo Horizonte, que discutem as práticas pedagógicas na Educação Infantil, além da coleção Alfabetização e Letramento do Ceale/Fae/UFMG. Os resultados obtidos dos diagnósticos aplicados foram bem diferentes no início do ano em relação aos aplicados no final do mês de novembro do mesmo ano. Houve avanços na aprendizagem da escrita e na evolução do desenho da maioria dos alunos. As atividades realizadas durante o ano letivo se dividiram em livres e dirigidas, em que as crianças tiveram oportunidade de se expressarem através dos desenhos, histórias e escritas feitas através de mediação. O planejamento das atividades permitiu um diálogo entre diferentes saberes pedagógicos, contribuindo para uma melhor atuação em sala de aula, especialmente com o seu uso como avaliação diagnóstica. Palavras-chave: Educação Infantil; Diagnósticos; Ensino-aprendizagem da escrita; Práticas pedagógicas.
Assunto: Educação
Crianças - Escrita
Escrita (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Educação de crianças
Alfabetização
Aprendizagem
Belo Horizonte (MG) - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34744
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laseb- Março 2020 Paginado.pdfPercursos de aprendizagem da escrita de crianças de educação infantil da rede municipal de BELO HORIZONTE4.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons