Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34744
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671054290421564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cláudia Starling Bosco | pt_BR |
dc.creator | Cleonice Batista de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T11:46:43Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18T11:46:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34744 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar os percursos do processo de ensino e aprendizagem da escrita com crianças de cinco e seis anos de uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, no ano de 2019. Após receber os alunos novatos, foi realizado um diagnóstico para perceber o nível de desenvolvimento dos aprendizes em relação ao conhecimento da língua escrita, utilizando como norte, atividades que envolvem alfabeto, numerais, escrita espontânea, desenho livre, evolução do desenho, produções livres e portfólio. Utilizei como referenciais teóricos autores como Zabala (1998), Brandão e Rosa (2011) e os cadernos oficiais das Proposições Curriculares da Prefeitura de Belo Horizonte, que discutem as práticas pedagógicas na Educação Infantil, além da coleção Alfabetização e Letramento do Ceale/Fae/UFMG. Os resultados obtidos dos diagnósticos aplicados foram bem diferentes no início do ano em relação aos aplicados no final do mês de novembro do mesmo ano. Houve avanços na aprendizagem da escrita e na evolução do desenho da maioria dos alunos. As atividades realizadas durante o ano letivo se dividiram em livres e dirigidas, em que as crianças tiveram oportunidade de se expressarem através dos desenhos, histórias e escritas feitas através de mediação. O planejamento das atividades permitiu um diálogo entre diferentes saberes pedagógicos, contribuindo para uma melhor atuação em sala de aula, especialmente com o seu uso como avaliação diagnóstica. Palavras-chave: Educação Infantil; Diagnósticos; Ensino-aprendizagem da escrita; Práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Diagnósticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem da escrita | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Belo Horizonte (MG) - Educação | pt_BR |
dc.title | Percursos de aprendizagem da escrita de crianças de educação infantil da rede municipal de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Laseb- Março 2020 Paginado.pdf | Percursos de aprendizagem da escrita de crianças de educação infantil da rede municipal de BELO HORIZONTE | 4.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License