Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671054290421564pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudia Starling Boscopt_BR
dc.creatorCleonice Batista de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T11:46:43Z-
dc.date.available2021-01-18T11:46:43Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34744-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar os percursos do processo de ensino e aprendizagem da escrita com crianças de cinco e seis anos de uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, no ano de 2019. Após receber os alunos novatos, foi realizado um diagnóstico para perceber o nível de desenvolvimento dos aprendizes em relação ao conhecimento da língua escrita, utilizando como norte, atividades que envolvem alfabeto, numerais, escrita espontânea, desenho livre, evolução do desenho, produções livres e portfólio. Utilizei como referenciais teóricos autores como Zabala (1998), Brandão e Rosa (2011) e os cadernos oficiais das Proposições Curriculares da Prefeitura de Belo Horizonte, que discutem as práticas pedagógicas na Educação Infantil, além da coleção Alfabetização e Letramento do Ceale/Fae/UFMG. Os resultados obtidos dos diagnósticos aplicados foram bem diferentes no início do ano em relação aos aplicados no final do mês de novembro do mesmo ano. Houve avanços na aprendizagem da escrita e na evolução do desenho da maioria dos alunos. As atividades realizadas durante o ano letivo se dividiram em livres e dirigidas, em que as crianças tiveram oportunidade de se expressarem através dos desenhos, histórias e escritas feitas através de mediação. O planejamento das atividades permitiu um diálogo entre diferentes saberes pedagógicos, contribuindo para uma melhor atuação em sala de aula, especialmente com o seu uso como avaliação diagnóstica. Palavras-chave: Educação Infantil; Diagnósticos; Ensino-aprendizagem da escrita; Práticas pedagógicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDiagnósticospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem da escritapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCrianças - Escritapt_BR
dc.subject.otherEscrita (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) - Educaçãopt_BR
dc.titlePercursos de aprendizagem da escrita de crianças de educação infantil da rede municipal de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Laseb- Março 2020 Paginado.pdfPercursos de aprendizagem da escrita de crianças de educação infantil da rede municipal de BELO HORIZONTE4.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons