Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34745
Type: Monografia (especialização)
Title: Temos história pra contar: alunos do 1º ano como sujeitos da História
Authors: Soraya Rosa Rodrigues
First Advisor: Isabela Costa Dominici
First Referee: Fernanda Pedrosa Coutinho Marques
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo investigar se a pesquisa sobre a história pessoal e familiar de cada aluno e o contato direto com diferentes fontes históricas possibilita aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental reconhecerem-se como sujeitos históricos e culturais. Ao aprender conceitos da História para entender e construir a própria trajetória e recontar aos seus pares, os alunos desenvolveram competências e habilidades relacionadas à História, à escrita, à leitura, à Arte e aos conceitos matemáticos. A metodologia esteve atrelada ao Plano de Ação, por meio da pesquisa qualitativa, o que permitiu, através de rodas de conversa (gravadas e transcritas), verificar as aprendizagens e subsidiar as análises. O conhecimento construído com o grupo assume singularidades em cada indivíduo participante, de acordo com as vivências que cada integrante possui. Palavras-chave: História. Memória. Identidade dos sujeitos.
Subject: Educação
Identidade social
Identidade
Individualidade
Personalidade
Precedencia
História
Biografia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34745
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SORAYA ROSA RODRIGUES_AE_LASEB 2019.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons