Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/34747
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A música no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Elisete Cândida de Souza Anunciação |
primer Tutor: | Isabela Costa Dominici |
primer miembro del tribunal : | Fernanda Pedrosa Coutinho Marques |
Resumen: | Este trabalho tratou-se de uma pesquisa ação que propôs discutir a música no processo de aprendizagem e alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte. Para a pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa que identificou, analisou e avaliou a música como instrumento facilitador para a aquisição do gosto pela leitura,interpretação e produção textual. Diante disso, colocou-se como objetivos: investigar o papel da música no processo de aprendizagem, desenvolver e despertar o gosto musical dos alunos e o respeito às diferentes culturas e formas de manifestações musicais, estimular nos alunos a criatividade, a sensibilidade musical, a socialização, interação, ampliar o vocabulário e integrar a música de forma interdisciplinar aos conteúdos trabalhados. A metodologia desse trabalho encontrou-se apoiada na pesquisa bibliográfica de alguns autores que forneceram orientações pedagógicas necessárias para a busca de uma boa discussão e reflexão sobre a música no processo de aprendizagem, com observação direta dentro da sala de aula, bem como entrevistas com professores alfabetizadores. Dentre os autores pesquisadores destaca-se Vygostks, Freire e Rosa. Esta pesquisa possibilitou a reflexão sobre o papel da música nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a análise da mesma com um elemento de fundamental importância para o desenvolvimento/aprendizado da criança. Conforme resultados da pesquisa, constatou-se que a música contribui muito no processo de socialização dos alunos. As conclusões permitiram afirmar que trabalhar com músicas em sala de aula é extremamente importante, visto que através dela é possível direcionar a aprendizagem de forma prazerosa e interdisciplinar abordando letras apropriadas para a idade escolar e que sejam do interesse do educando. |
Asunto: | Música Alfabetização Aprendizagem Educação de crianças |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34747 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC UFMG corrigido.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.