Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Isabela Costa Dominicipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9953701600843320pt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Pedrosa Coutinho Marquespt_BR
dc.creatorElisete Cândida de Souza Anunciaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T12:14:18Z-
dc.date.available2021-01-18T12:14:18Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34747-
dc.description.resumoEste trabalho tratou-se de uma pesquisa ação que propôs discutir a música no processo de aprendizagem e alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte. Para a pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa que identificou, analisou e avaliou a música como instrumento facilitador para a aquisição do gosto pela leitura,interpretação e produção textual. Diante disso, colocou-se como objetivos: investigar o papel da música no processo de aprendizagem, desenvolver e despertar o gosto musical dos alunos e o respeito às diferentes culturas e formas de manifestações musicais, estimular nos alunos a criatividade, a sensibilidade musical, a socialização, interação, ampliar o vocabulário e integrar a música de forma interdisciplinar aos conteúdos trabalhados. A metodologia desse trabalho encontrou-se apoiada na pesquisa bibliográfica de alguns autores que forneceram orientações pedagógicas necessárias para a busca de uma boa discussão e reflexão sobre a música no processo de aprendizagem, com observação direta dentro da sala de aula, bem como entrevistas com professores alfabetizadores. Dentre os autores pesquisadores destaca-se Vygostks, Freire e Rosa. Esta pesquisa possibilitou a reflexão sobre o papel da música nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a análise da mesma com um elemento de fundamental importância para o desenvolvimento/aprendizado da criança. Conforme resultados da pesquisa, constatou-se que a música contribui muito no processo de socialização dos alunos. As conclusões permitiram afirmar que trabalhar com músicas em sala de aula é extremamente importante, visto que através dela é possível direcionar a aprendizagem de forma prazerosa e interdisciplinar abordando letras apropriadas para a idade escolar e que sejam do interesse do educando.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherMúsicapt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.titleA música no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC UFMG corrigido.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.