Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34747
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Isabela Costa Dominici | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9953701600843320 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernanda Pedrosa Coutinho Marques | pt_BR |
dc.creator | Elisete Cândida de Souza Anunciação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T12:14:18Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18T12:14:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34747 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tratou-se de uma pesquisa ação que propôs discutir a música no processo de aprendizagem e alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte. Para a pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa que identificou, analisou e avaliou a música como instrumento facilitador para a aquisição do gosto pela leitura,interpretação e produção textual. Diante disso, colocou-se como objetivos: investigar o papel da música no processo de aprendizagem, desenvolver e despertar o gosto musical dos alunos e o respeito às diferentes culturas e formas de manifestações musicais, estimular nos alunos a criatividade, a sensibilidade musical, a socialização, interação, ampliar o vocabulário e integrar a música de forma interdisciplinar aos conteúdos trabalhados. A metodologia desse trabalho encontrou-se apoiada na pesquisa bibliográfica de alguns autores que forneceram orientações pedagógicas necessárias para a busca de uma boa discussão e reflexão sobre a música no processo de aprendizagem, com observação direta dentro da sala de aula, bem como entrevistas com professores alfabetizadores. Dentre os autores pesquisadores destaca-se Vygostks, Freire e Rosa. Esta pesquisa possibilitou a reflexão sobre o papel da música nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a análise da mesma com um elemento de fundamental importância para o desenvolvimento/aprendizado da criança. Conforme resultados da pesquisa, constatou-se que a música contribui muito no processo de socialização dos alunos. As conclusões permitiram afirmar que trabalhar com músicas em sala de aula é extremamente importante, visto que através dela é possível direcionar a aprendizagem de forma prazerosa e interdisciplinar abordando letras apropriadas para a idade escolar e que sejam do interesse do educando. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Música | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A música no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC UFMG corrigido.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.