Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34752
Tipo: Tese
Título: O papel do movimento espontâneo no desempenho da memória operacional em crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
Título(s) alternativo(s): The role of spontaneous movement in the performance of working memory in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD
Autor(es): Simara Regina de Oliveira Ribeiro
Primeiro Orientador: Débora Marques de Miranda
Primeiro Coorientador: Guilherme Menezes Lage
Primeiro membro da banca : Maicon Rodrigues Albuquerque
Segundo membro da banca: Tércio Apolinário Souza
Terceiro membro da banca: Lidiane Aparecida Gomes
Quarto membro da banca: António Marques Alvim Soares Júnior
Resumo: Ocorrendo na maioria das culturas em cerca de 5% da população infantil, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o transtorno do neurodesenvolvimento mais frequente. Apresenta tríade sintomatológica envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade. Até o presente momento não possui um marcador biológico, entretanto, diversas alterações neuroestruturais e neurofuncionais são descritas. Modelos teóricos distintos buscam explicar os mecanismos subjacentes ao TDAH, dentre eles, há um modelo que preconiza a ocorrência de uma relação funcional entre a memória operacional (MO), vista como deficitária no TDAH e a movimentação espontânea (ME), aqui associada à hiperatividade motora. Nele, o excesso de ME é compreendido como um mecanismo compensatório que facilita o funcionamento neurocognitivo em crianças com TDAH. Esta pesquisa objetivou investigar o papel da ME no desempenho da MO em crianças com o TDAH. Utilizou como recurso instrumentos objetivos de análises fisiológicas envolvendo actigrafia, EEG e fNIRS, associados a um equipamento escolar denominado bicicleta estacionária. A pesquisa foi desenvolvida através de dois estudos. No primeiro 25 crianças com o TDAH foram avaliadas a fim de verificar as relações entre a ME e esforço cognitivo, engajamento e distração durante a realização de testes de MO. No segundo, 15 crianças com o TDAH foram avaliadas a fim de verificar as relações entre a ME e níveis de hemodinâmica cerebral dos córtex pré-frontal e motor durante a realização de testes de MO e durante a exibição de trailers de animação infantil e trechos de videoaulas. De forma geral, podemos reconhecer através dos resultados dessa pesquisa que a ME não pode ser apontada como preditora do desempenho da MO em crianças com o TDAH, refutando pressupostos do modelo teórico adotado, apontando a não ocorrência de uma relação funcional entre a ME e a MO.
Abstract: Occurring in most cultures in about 5% of the child population, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most frequent neurodevelopmental disorder. It presents symptomatic triad involving inattention, hyperactivity and impulsivity. To date, it does not have a biological marker, however, several neurostructural and neurofunctional changes are described. Different theoretical models seek to explain the mechanisms underlying ADHD, among them, there is a model that advocates the occurrence of a functional relationship between working memory (WM), seen as deficient in ADHD and spontaneous movement (SM), here associated with hyperactivity motor. In it, excess SM is understood as a compensatory mechanism that facilitates neurocognitive functioning in children with ADHD. This research aimed to investigate the role of SM in the performance of WM in children with ADHD. It used objective instruments of physiological analysis involving actigraphy, EEG and fNIRS as a resource, associated with school equipment called a stationary bicycle. The research was developed through two studies. In the first 25 children with ADHD were evaluated in order to verify the relationship between SM and cognitive effort, engagement and distraction during the performance of WM tests. In the second, 15 children with ADHD were evaluated in order to verify the relationship between SM and levels of cerebral hemodynamics of the prefrontal and motor cortex during the performance of WM tests and during the exhibition of children's animation trailers and excerpts from video lessons. In general, we can recognize through the results of this research that SM cannot be considered as a predictor of the performance of WM in children with ADHD, refuting assumptions of the adopted theoretical model, pointing out the non-occurrence of a function relationship between SM and WM.
Assunto: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Hipercinese
Memória de Curto Prazo
Criança
Comportamento Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34752
Data do documento: 27-Mar-2020
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