Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34768
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A música e a poesia como recursos no processo de alfabetização e letramento
Autor(es): Rosilene Nunes da Cruz de Souza
primer Tutor: Carlos Augusto Novais
primer miembro del tribunal : Josiley Francisco de Souza
Resumen: Este projeto foi desenvolvido no âmbito do eixo “Interações”, em conjunto com o eixo “o Brincar”, trabalhando conteúdos referentes às múltiplas linguagens da Educação Infantil. O trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação realizada em uma Escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Tem como objetivo promover o uso de canções e poemas como recursos no processo de alfabetização e letramento e, a partir das experiências desenvolvidas, fomentar nas crianças o desejo pela leitura e escrita, a fim de avaliar a maneira como o poema e a música podem tocar esteticamente a criança durante a leitura. Considerando os aspectos expostos, este projeto de intervenção pedagógica pressupõe o uso e a eficácia do lúdico e do brincar como instrumentos metodológicos para o ensino da leitura e da escrita. Para tanto, teve por base obras de diferentes autores, como Azevedo e Melo (2012), Cosson (2017), Pinheiro (2007), Ponso (2011), Bordini (2009), Frade (2005) e Morais (2015), que argumentam acerca da importância das cantigas infantis e dos poemas na alfabetização na Educação Infantil. A música e a poesia, na prática diária do ambiente escolar, tornam-se importantes recursos auxiliadores no processo de alfabetização e letramento, estimulando nas crianças um desejo pelos diversos assuntos estudados.
Asunto: Educação
Música na educação
Alfabetização
Letramento
Poesia infantil
Leitura - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Escrita - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34768
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Rosilene Nunes da Cruz de Souza.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.