Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34768
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852539257432084pt_BR
dc.contributor.referee1Josiley Francisco de Souzapt_BR
dc.creatorRosilene Nunes da Cruz de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T12:06:33Z-
dc.date.available2021-01-19T12:06:33Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34768-
dc.description.resumoEste projeto foi desenvolvido no âmbito do eixo “Interações”, em conjunto com o eixo “o Brincar”, trabalhando conteúdos referentes às múltiplas linguagens da Educação Infantil. O trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação realizada em uma Escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Tem como objetivo promover o uso de canções e poemas como recursos no processo de alfabetização e letramento e, a partir das experiências desenvolvidas, fomentar nas crianças o desejo pela leitura e escrita, a fim de avaliar a maneira como o poema e a música podem tocar esteticamente a criança durante a leitura. Considerando os aspectos expostos, este projeto de intervenção pedagógica pressupõe o uso e a eficácia do lúdico e do brincar como instrumentos metodológicos para o ensino da leitura e da escrita. Para tanto, teve por base obras de diferentes autores, como Azevedo e Melo (2012), Cosson (2017), Pinheiro (2007), Ponso (2011), Bordini (2009), Frade (2005) e Morais (2015), que argumentam acerca da importância das cantigas infantis e dos poemas na alfabetização na Educação Infantil. A música e a poesia, na prática diária do ambiente escolar, tornam-se importantes recursos auxiliadores no processo de alfabetização e letramento, estimulando nas crianças um desejo pelos diversos assuntos estudados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherPoesia infantilpt_BR
dc.subject.otherLeitura - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherEscrita - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleA música e a poesia como recursos no processo de alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosilene Nunes da Cruz de Souza.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.