Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34768
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Augusto Novais | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852539257432084 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Josiley Francisco de Souza | pt_BR |
dc.creator | Rosilene Nunes da Cruz de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T12:06:33Z | - |
dc.date.available | 2021-01-19T12:06:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34768 | - |
dc.description.resumo | Este projeto foi desenvolvido no âmbito do eixo “Interações”, em conjunto com o eixo “o Brincar”, trabalhando conteúdos referentes às múltiplas linguagens da Educação Infantil. O trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação realizada em uma Escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Tem como objetivo promover o uso de canções e poemas como recursos no processo de alfabetização e letramento e, a partir das experiências desenvolvidas, fomentar nas crianças o desejo pela leitura e escrita, a fim de avaliar a maneira como o poema e a música podem tocar esteticamente a criança durante a leitura. Considerando os aspectos expostos, este projeto de intervenção pedagógica pressupõe o uso e a eficácia do lúdico e do brincar como instrumentos metodológicos para o ensino da leitura e da escrita. Para tanto, teve por base obras de diferentes autores, como Azevedo e Melo (2012), Cosson (2017), Pinheiro (2007), Ponso (2011), Bordini (2009), Frade (2005) e Morais (2015), que argumentam acerca da importância das cantigas infantis e dos poemas na alfabetização na Educação Infantil. A música e a poesia, na prática diária do ambiente escolar, tornam-se importantes recursos auxiliadores no processo de alfabetização e letramento, estimulando nas crianças um desejo pelos diversos assuntos estudados. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Música na educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Poesia infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Música na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | A música e a poesia como recursos no processo de alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rosilene Nunes da Cruz de Souza.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.