Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Denise Alves de Araujo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7519712528497409 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Suellen Guimarães Alves | pt_BR |
dc.creator | João Marcelo de Guimarães Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T12:31:46Z | - |
dc.date.available | 2021-01-19T12:31:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34771 | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho teve como objetivo principal a consolidação das visitas a museus e exposições artísticas no programa de Arte da Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira. A concepção e o desenvolvimento das intervenções propostas para esse trabalho se fundamentaram na literatura sobre a Abordagem Triangular, sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa e também no conceito de “capital cultural”, de Pierre Bourdieu. As ações foram realizadas junto a 82 estudantes de três turmas de oitavos anos do ensino fundamental. Para que a atividade se concretizasse, foram adotadas duas linhas de ação. A primeira delas consistiu em planejar uma visita a uma exposição onde os alunos pudessem apreciar presencialmente obras de arte originais. Como resultado dessa primeira atividade, os estudantes efetivamente foram a uma exibição de obras artísticas em um centro de exibição cultural da capital mineira. Durante a visita, os adolescentes observaram desenhos, pinturas e esculturas feitas por artistas profissionais. Posteriormente, em sala de aula, os alunos foram estimulados a apresentar as suas impressões acerca das imagens observadas na exposição, além de produzirem desenhos a partir daquilo que observaram durante a visita. A segunda intervenção realizada para esse trabalho consistiu na elaboração e aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico dos estudantes e a frequência com que esses visitam museus. O delineamento desse perfil possibilitou melhorar a compreensão do papel da escola como mediadora entre a cultura dos alunos e a cultura encontrada no âmbito dos museus. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Visitas a museus | pt_BR |
dc.subject | Apreciação artística | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Exposições - Museus | pt_BR |
dc.subject.other | . Arte educação | pt_BR |
dc.title | Visitas a museus como parte do programa de arte da escola | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VISITAS A MUSEUS COMO PARTE DO PROGRAMA DE ARTE DA ESCOLA.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.