Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34771
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Denise Alves de Araujopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7519712528497409pt_BR
dc.contributor.referee1Suellen Guimarães Alvespt_BR
dc.creatorJoão Marcelo de Guimarães Diaspt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T12:31:46Z-
dc.date.available2021-01-19T12:31:46Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34771-
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo principal a consolidação das visitas a museus e exposições artísticas no programa de Arte da Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira. A concepção e o desenvolvimento das intervenções propostas para esse trabalho se fundamentaram na literatura sobre a Abordagem Triangular, sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa e também no conceito de “capital cultural”, de Pierre Bourdieu. As ações foram realizadas junto a 82 estudantes de três turmas de oitavos anos do ensino fundamental. Para que a atividade se concretizasse, foram adotadas duas linhas de ação. A primeira delas consistiu em planejar uma visita a uma exposição onde os alunos pudessem apreciar presencialmente obras de arte originais. Como resultado dessa primeira atividade, os estudantes efetivamente foram a uma exibição de obras artísticas em um centro de exibição cultural da capital mineira. Durante a visita, os adolescentes observaram desenhos, pinturas e esculturas feitas por artistas profissionais. Posteriormente, em sala de aula, os alunos foram estimulados a apresentar as suas impressões acerca das imagens observadas na exposição, além de produzirem desenhos a partir daquilo que observaram durante a visita. A segunda intervenção realizada para esse trabalho consistiu na elaboração e aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico dos estudantes e a frequência com que esses visitam museus. O delineamento desse perfil possibilitou melhorar a compreensão do papel da escola como mediadora entre a cultura dos alunos e a cultura encontrada no âmbito dos museus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVisitas a museuspt_BR
dc.subjectApreciação artísticapt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherExposições - Museuspt_BR
dc.subject.other. Arte educaçãopt_BR
dc.titleVisitas a museus como parte do programa de arte da escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VISITAS A MUSEUS COMO PARTE DO PROGRAMA DE ARTE DA ESCOLA.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.