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http://hdl.handle.net/1843/34772
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Jogos pedagógicos como mediadores no processo de letramento de letramento de crianças autistas |
Autor(es): | Kelen Caroline Lopes de Medeiros |
Primeiro Orientador: | Ana Paula da Silva Rodrigues |
Primeiro membro da banca : | Welessandra Aparecida Benfica |
Resumo: | Este trabalho é resultado da aplicação de um Plano de Ação em uma turma de cinco anos do turno vespertino de uma Escola Municipal de Educação Infantil pertencente à Rede Pública do município de Belo Horizonte. A coleta dos dados ocorreu entre os anos de 2018 e 2019. Como nas últimas décadas tem aumentado o número de casos de crianças com algum tipo de deficiência, principalmente crianças autistas, optamos por essa temática. Trazer para o centro das discussões o conceito de desenvolvimento das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), salientando suas possíveis habilidades e até pontuando suas dificuldades é de extrema relevância. O objetivo geral foi analisar como os jogos pedagógicos podem auxiliar e mediar o processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas. Diante disso, realizou-se um estudo de caso a partir da criação de jogos pedagógicos que poderiam mediar esse processo, ampliando, dessa forma, a alfabetização e o letramento das crianças participantes da pesquisa. O trabalho dividiu-se em três capítulos básicos. O primeiro capítulo delimita o embasamento teórico, descrevendo sobre: o autismo e suas particularidades, amparados nas considerações de Jacy Perisinoto (2003) e de Mayra Gaiato (2012, 2018 e 2019); o aluno autista na Educação Infantil, a partir dos estudos de Adriana Borges (2018); Letramento e Educação Infantil, à luz de Magda Soares (2009); e, o uso de jogos na Educação Infantil com enfoque na inclusão, fundamentados por Piaget, Kishimoto (2003) e Mantoan (2011). O segundo conduziu o embasamento metodológico e a descrição dos jogos utilizados; e o terceiro expõe de maneira específica e sucinta a análise realizada com duas crianças com necessidades educacionais especiais no início do processo de alfabetização e letramento. A análise de dados pauta-se em três pontos: a atenção, a empatia e, o reconhecimento das letras que compõem o alfabeto e o universo letrado. Os resultados apontam que a aprendizagem das crianças com essa doença é influenciada por vários fatores como: estímulo da família e da equipe multiprofissional e nível de acometimento do TEA. |
Assunto: | Educação infantil Autismo Educação Inclusiva Jogos Pedagógicos Alfabetização Letramento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34772 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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