Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34772
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Paula da Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6006524391492917 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Welessandra Aparecida Benfica | pt_BR |
dc.creator | Kelen Caroline Lopes de Medeiros | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4645259863303536 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T12:37:09Z | - |
dc.date.available | 2021-01-19T12:37:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34772 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado da aplicação de um Plano de Ação em uma turma de cinco anos do turno vespertino de uma Escola Municipal de Educação Infantil pertencente à Rede Pública do município de Belo Horizonte. A coleta dos dados ocorreu entre os anos de 2018 e 2019. Como nas últimas décadas tem aumentado o número de casos de crianças com algum tipo de deficiência, principalmente crianças autistas, optamos por essa temática. Trazer para o centro das discussões o conceito de desenvolvimento das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), salientando suas possíveis habilidades e até pontuando suas dificuldades é de extrema relevância. O objetivo geral foi analisar como os jogos pedagógicos podem auxiliar e mediar o processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas. Diante disso, realizou-se um estudo de caso a partir da criação de jogos pedagógicos que poderiam mediar esse processo, ampliando, dessa forma, a alfabetização e o letramento das crianças participantes da pesquisa. O trabalho dividiu-se em três capítulos básicos. O primeiro capítulo delimita o embasamento teórico, descrevendo sobre: o autismo e suas particularidades, amparados nas considerações de Jacy Perisinoto (2003) e de Mayra Gaiato (2012, 2018 e 2019); o aluno autista na Educação Infantil, a partir dos estudos de Adriana Borges (2018); Letramento e Educação Infantil, à luz de Magda Soares (2009); e, o uso de jogos na Educação Infantil com enfoque na inclusão, fundamentados por Piaget, Kishimoto (2003) e Mantoan (2011). O segundo conduziu o embasamento metodológico e a descrição dos jogos utilizados; e o terceiro expõe de maneira específica e sucinta a análise realizada com duas crianças com necessidades educacionais especiais no início do processo de alfabetização e letramento. A análise de dados pauta-se em três pontos: a atenção, a empatia e, o reconhecimento das letras que compõem o alfabeto e o universo letrado. Os resultados apontam que a aprendizagem das crianças com essa doença é influenciada por vários fatores como: estímulo da família e da equipe multiprofissional e nível de acometimento do TEA. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Autismo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos Pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.title | Jogos pedagógicos como mediadores no processo de letramento de letramento de crianças autistas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACPP LASEB - Kelen Medeiros (FINAL).pdf | Jogos pedagógicos como mediadores no processo de letramento de crianças autistas | 3.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License