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dc.contributor.advisor1Ana Paula da Silva Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006524391492917pt_BR
dc.contributor.referee1Welessandra Aparecida Benficapt_BR
dc.creatorKelen Caroline Lopes de Medeirospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4645259863303536pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T12:37:09Z-
dc.date.available2021-01-19T12:37:09Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34772-
dc.description.resumoEste trabalho é resultado da aplicação de um Plano de Ação em uma turma de cinco anos do turno vespertino de uma Escola Municipal de Educação Infantil pertencente à Rede Pública do município de Belo Horizonte. A coleta dos dados ocorreu entre os anos de 2018 e 2019. Como nas últimas décadas tem aumentado o número de casos de crianças com algum tipo de deficiência, principalmente crianças autistas, optamos por essa temática. Trazer para o centro das discussões o conceito de desenvolvimento das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), salientando suas possíveis habilidades e até pontuando suas dificuldades é de extrema relevância. O objetivo geral foi analisar como os jogos pedagógicos podem auxiliar e mediar o processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas. Diante disso, realizou-se um estudo de caso a partir da criação de jogos pedagógicos que poderiam mediar esse processo, ampliando, dessa forma, a alfabetização e o letramento das crianças participantes da pesquisa. O trabalho dividiu-se em três capítulos básicos. O primeiro capítulo delimita o embasamento teórico, descrevendo sobre: o autismo e suas particularidades, amparados nas considerações de Jacy Perisinoto (2003) e de Mayra Gaiato (2012, 2018 e 2019); o aluno autista na Educação Infantil, a partir dos estudos de Adriana Borges (2018); Letramento e Educação Infantil, à luz de Magda Soares (2009); e, o uso de jogos na Educação Infantil com enfoque na inclusão, fundamentados por Piaget, Kishimoto (2003) e Mantoan (2011). O segundo conduziu o embasamento metodológico e a descrição dos jogos utilizados; e o terceiro expõe de maneira específica e sucinta a análise realizada com duas crianças com necessidades educacionais especiais no início do processo de alfabetização e letramento. A análise de dados pauta-se em três pontos: a atenção, a empatia e, o reconhecimento das letras que compõem o alfabeto e o universo letrado. Os resultados apontam que a aprendizagem das crianças com essa doença é influenciada por vários fatores como: estímulo da família e da equipe multiprofissional e nível de acometimento do TEA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherEducação Inclusivapt_BR
dc.subject.otherJogos Pedagógicospt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.titleJogos pedagógicos como mediadores no processo de letramento de letramento de crianças autistaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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