Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34786
Type: Monografia (especialização)
Title: Um olhar sob as possibilidades de ações formativas da gestão escolar na perspectiva das relações étnico raciais
Authors: Hellen dos Santos Martins
First Advisor: Kátia Pedroso Silveira
Abstract: Esta pesquisa trata sobre as possibilidades formativas que a gestão escolar pode favorecer à equipe docente na mediação com a literatura infantil sob o olhar da perspectiva das relações étnico raciais. Todo o processo de intervenção se deu pautado em pensarmos em modo coletivo de que maneira é possível ampliar a percepção das docentes da educação infantil sobre os critérios relevantes a serem considerados na escolha dos títulos que compõem o acervo literário de suas instituições escolares. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e análise de dados coletados a partir de dinâmicas e discussões realizadas com coordenadoras pedagógicas. Será que existem implicações culturais do grupo docente que possam interferir nessas escolhas? É possível incluir ações que favoreçam uma escolha mais reflexiva dessas obras no plano de metas anual da gestão? Algumas dessas indagações foram sendo tecidas e consideradas ao longo das intervenções, uma vez que as vivências de cada docente, pode ter influência em sua prática pedagógica.
Subject: Literatura infantojuvenil
Relações étnicas
Relações raciais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34786
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Hellen ficha e ata.pdfTcc com ficha e ata Hellen dos Santos Martins791.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.