Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Graziele Ramos Schweigpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3851208678141415pt_BR
dc.contributor.referee1Ramuth Pereira Marinhopt_BR
dc.creatorThaís de Souza Belopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T12:41:57Z-
dc.date.available2021-01-20T12:41:57Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34791-
dc.description.resumoOs profissionais que atuam nas escolas são mediadores do conhecimento de crianças e jovens que permanecem nesse ambiente, atuando de forma a colaborar para o pleno desenvolvimento e sucessos desses estudantes. Este trabalho é fruto de um intenso estudo e diálogo de duas profissionais, professora e assistente administrativa educacional, que desejam a apropriação da leitura e da escrita por parte dos alunos matriculados numa turma de alfabetização de Jovens e Adultos de uma escola Municipal de Belo Horizonte. A proposta de intervenção obteve construções e reconstruções, frente às demandas e a realidade encontrada na turma observada que possui jovens, adultos e idosos (as) com trajetórias de exclusão e fracasso escolar, com especificidades e necessidades diferentes. No entanto, sedentos pela aprendizagem. Dessa forma, a ação de intervenção objetivou trazer recursos lúdicos e concretos à prática docente, além de seduzir o educando a um ambiente favorável a alfabetização. Como resultado, a percepção de professores e alunos no uso de metodologias diferenciadas e lúdicas foi transformada de tímida e desconfiada a atuante e autônoma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAlfabetização e planejamento docentept_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherAlfabetização de adultospt_BR
dc.subject.otherAlfabetização de adultos - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação do adolescentept_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.otherProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.titleAmbiente alfabetizador e ludicidade na apropriação de leitura e escrita na EJApt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thais.pdf3.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.