Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34791
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Graziele Ramos Schweig | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3851208678141415 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramuth Pereira Marinho | pt_BR |
dc.creator | Thaís de Souza Belo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T12:41:57Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T12:41:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34791 | - |
dc.description.resumo | Os profissionais que atuam nas escolas são mediadores do conhecimento de crianças e jovens que permanecem nesse ambiente, atuando de forma a colaborar para o pleno desenvolvimento e sucessos desses estudantes. Este trabalho é fruto de um intenso estudo e diálogo de duas profissionais, professora e assistente administrativa educacional, que desejam a apropriação da leitura e da escrita por parte dos alunos matriculados numa turma de alfabetização de Jovens e Adultos de uma escola Municipal de Belo Horizonte. A proposta de intervenção obteve construções e reconstruções, frente às demandas e a realidade encontrada na turma observada que possui jovens, adultos e idosos (as) com trajetórias de exclusão e fracasso escolar, com especificidades e necessidades diferentes. No entanto, sedentos pela aprendizagem. Dessa forma, a ação de intervenção objetivou trazer recursos lúdicos e concretos à prática docente, além de seduzir o educando a um ambiente favorável a alfabetização. Como resultado, a percepção de professores e alunos no uso de metodologias diferenciadas e lúdicas foi transformada de tímida e desconfiada a atuante e autônoma. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e planejamento docente | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização de adultos - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação do adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject.other | Professores alfabetizadores | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Ambiente alfabetizador e ludicidade na apropriação de leitura e escrita na EJA | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.