Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34791
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Ambiente alfabetizador e ludicidade na apropriação de leitura e escrita na EJA |
Authors: | Thaís de Souza Belo |
First Advisor: | Graziele Ramos Schweig |
First Referee: | Ramuth Pereira Marinho |
Abstract: | Os profissionais que atuam nas escolas são mediadores do conhecimento de crianças e jovens que permanecem nesse ambiente, atuando de forma a colaborar para o pleno desenvolvimento e sucessos desses estudantes. Este trabalho é fruto de um intenso estudo e diálogo de duas profissionais, professora e assistente administrativa educacional, que desejam a apropriação da leitura e da escrita por parte dos alunos matriculados numa turma de alfabetização de Jovens e Adultos de uma escola Municipal de Belo Horizonte. A proposta de intervenção obteve construções e reconstruções, frente às demandas e a realidade encontrada na turma observada que possui jovens, adultos e idosos (as) com trajetórias de exclusão e fracasso escolar, com especificidades e necessidades diferentes. No entanto, sedentos pela aprendizagem. Dessa forma, a ação de intervenção objetivou trazer recursos lúdicos e concretos à prática docente, além de seduzir o educando a um ambiente favorável a alfabetização. Como resultado, a percepção de professores e alunos no uso de metodologias diferenciadas e lúdicas foi transformada de tímida e desconfiada a atuante e autônoma. |
Subject: | Educação de jovens e adultos Alfabetização de adultos Alfabetização de adultos - Métodos de ensino Educação do adolescente Professores e alunos Ambiente de sala de aula Professores alfabetizadores Prática de ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34791 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.