Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34792
Tipo: Monografia (especialização)
Título: (Re) educação das relações étnico-raciais e de gênero: formação para profissionais da educação do ensino fundamental
Autor(es): Cristina Reis de Sousa Prata
primer Tutor: Katia Pedroso Silveira
primer miembro del tribunal : Andréia Martins da Cunha Moura
Resumen: Este trabalho abordou as relações étnico-raciais e as relações de gênero por meio de formações desenvolvidas pela coordenação escolar, buscando uma reflexão sobre essas temáticas na rotina educacional. O trabalho teve por objetivo envolver os(as) professores(as) e demais profissionais de uma escola de Ensino Fundamental em discussões sobre essas relações no ambiente escolar. A partir de dois momentos de formação com profissionais da escola, utilizei o método de observação participante e do diário de campo, no qual registrei as principais informações, observações e percepções do ambiente escolar para a construção deste trabalho. É importante enfatizar que a coordenação tem um papel fundamental, no envolvimento e desenvolvimento dos(as) profissionais da escola, a fim de incentivar e proporcionar condições para uma atualização continuada sobre essas temáticas. Percebi também que a coordenação pode propiciar um maior diálogo sobre as questões étnico-raciais e de gênero entre professores(as), gestores(as) e demais profissionais da escola. Desse modo, este trabalho contribuiu para uma reflexão sobre a necessidade de ações voltadas para e na diversidade e equidade de gênero.
Asunto: Educação - Relações étnicas
Educação - Relações de gênero
Educação - Relações raciais
Administração escolar
Administradores escolares - Formação profissional
Professores - Formação
Professores - Participação na administração
Orientadores educacionais - Formação
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34792
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
LASEB - (Re) Educação das relações - versão final.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.