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Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso da comunicação não violenta como possibilidade de intervenção nas relações interpessoais entre os estudantes
Autor(es): Luciana de Lima Oliveira Ferreira
primer Tutor: Danielle Alves Martins
primer miembro del tribunal : André Augusto Deodato
Resumen: Este estudo tem como objetivo geral: Analisar como o uso da Comunicação Não Violenta (CNV) na mediação de conflitos pode contribuir para a melhoria das relações interpessoais entre os estudantes. O trabalho foi realizada por meio da pesquisa qualitativa, a qual se desenvolveu, de modo colaborativo, tendo o seu enfoque no refinamento da relação aluno professor, entre estudantes e docentes de uma classe de 6º do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Belo Horizonte. A intervenção foi construída colaborativamente com a participação dos alunos e professores da classe e contou com a mediação da Coordenação Pedagógica, durante o corrente ano letivo de 2019. Como recurso metodológico e aporte teórico bibliográfico foram empregados os círculos de conversa, delineados a partir dos postulados inscritos na Justiça Restaurativa, com destaque para as técnicas e princípios da Comunicação Não Violenta: CNV. A análise processada à luz dos resultados observados e catalogados permite entrever trajetórias formativas docentes assinaladas por diferentes paradigmas educacionais, que refletem pontos de tensão na relação aluno professor. Estes perpassam as concepções educacionais de aula, disciplina, organização e uso dos tempos e espaços escolares, de modo divergente. Conclui-se que a comunicação que pressupõe a interlocução, a interatividade, a participação e o protagonismo estudantil e docente na efetivação dos currículos em sala de aula, é indispensável. Daí a necessidade do diálogo como elemento fortalecedor da relação aluno professor. Nesta perspectiva, as técnicas da CNV implementadas durante a pesquisa, mostraram ser ferramentas eficientes para a promoção dos diálogos necessários ao tratamento dos pontos tensionais, resolução de conflitos e fortalecimento de posturas respeitosas e trato refinado na relação aluno professor.
Abstract: This study aims to: Analyze how the use of Nonviolent Communication (CNV) in conflict mediation can contribute to the improvement of interpersonal relationships between teachers and students. The proposed intervention was performed through action research, which developed collaboratively, focusing on the refinement of the student teacher relationship between students and teachers of a 6th grade elementary school, a public school in Belo Horizonte. The intervention was built collaboratively with the participation of students and teachers of the class and had the mediation of the Pedagogical Coordination during the current school year of 2019. As methodological resource and theoretical bibliographic contribution were used the circles of conversation, delineated from the postulates registered in the Restorative Justice, highlighting the techniques and principles of Nonviolent Communication. The analysis processed in the light of the observed and cataloged results allows us to glimpse teacher training trajectories marked by different educational paradigms, which reflect points of tension in the student teacher relationship. These permeate the educational conceptions of class, discipline, organization and use of school times and spaces, in a divergent way. It is concluded that the communication that presupposes the interlocution, the interactivity, the participation and the student and teacher protagonism in the realization of the curriculum in the classroom, is indispensable. Hence the need for dialogue as a strengthening element of the student teacher relationship. In this perspective, the CNV techniques implemented during the action research proved to be efficient tools for the promotion of dialogues necessary for the treatment of tension points, conflict resolution and the strengthening of respectful postures and refined treatment in the student teacher relationship.
Asunto: Interação social
Ambiente de sala de aula
Análise de interação em educação
Comunicação interpessoal
Conflito interpessoal
Professores e alunos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34865
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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