Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Danielle Alves Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616192526557663pt_BR
dc.contributor.referee1André Augusto Deodatopt_BR
dc.creatorLuciana de Lima Oliveira Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-27T12:13:19Z-
dc.date.available2021-01-27T12:13:19Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34865-
dc.description.abstractThis study aims to: Analyze how the use of Nonviolent Communication (CNV) in conflict mediation can contribute to the improvement of interpersonal relationships between teachers and students. The proposed intervention was performed through action research, which developed collaboratively, focusing on the refinement of the student teacher relationship between students and teachers of a 6th grade elementary school, a public school in Belo Horizonte. The intervention was built collaboratively with the participation of students and teachers of the class and had the mediation of the Pedagogical Coordination during the current school year of 2019. As methodological resource and theoretical bibliographic contribution were used the circles of conversation, delineated from the postulates registered in the Restorative Justice, highlighting the techniques and principles of Nonviolent Communication. The analysis processed in the light of the observed and cataloged results allows us to glimpse teacher training trajectories marked by different educational paradigms, which reflect points of tension in the student teacher relationship. These permeate the educational conceptions of class, discipline, organization and use of school times and spaces, in a divergent way. It is concluded that the communication that presupposes the interlocution, the interactivity, the participation and the student and teacher protagonism in the realization of the curriculum in the classroom, is indispensable. Hence the need for dialogue as a strengthening element of the student teacher relationship. In this perspective, the CNV techniques implemented during the action research proved to be efficient tools for the promotion of dialogues necessary for the treatment of tension points, conflict resolution and the strengthening of respectful postures and refined treatment in the student teacher relationship.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral: Analisar como o uso da Comunicação Não Violenta (CNV) na mediação de conflitos pode contribuir para a melhoria das relações interpessoais entre os estudantes. O trabalho foi realizada por meio da pesquisa qualitativa, a qual se desenvolveu, de modo colaborativo, tendo o seu enfoque no refinamento da relação aluno professor, entre estudantes e docentes de uma classe de 6º do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Belo Horizonte. A intervenção foi construída colaborativamente com a participação dos alunos e professores da classe e contou com a mediação da Coordenação Pedagógica, durante o corrente ano letivo de 2019. Como recurso metodológico e aporte teórico bibliográfico foram empregados os círculos de conversa, delineados a partir dos postulados inscritos na Justiça Restaurativa, com destaque para as técnicas e princípios da Comunicação Não Violenta: CNV. A análise processada à luz dos resultados observados e catalogados permite entrever trajetórias formativas docentes assinaladas por diferentes paradigmas educacionais, que refletem pontos de tensão na relação aluno professor. Estes perpassam as concepções educacionais de aula, disciplina, organização e uso dos tempos e espaços escolares, de modo divergente. Conclui-se que a comunicação que pressupõe a interlocução, a interatividade, a participação e o protagonismo estudantil e docente na efetivação dos currículos em sala de aula, é indispensável. Daí a necessidade do diálogo como elemento fortalecedor da relação aluno professor. Nesta perspectiva, as técnicas da CNV implementadas durante a pesquisa, mostraram ser ferramentas eficientes para a promoção dos diálogos necessários ao tratamento dos pontos tensionais, resolução de conflitos e fortalecimento de posturas respeitosas e trato refinado na relação aluno professor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação aluno professorpt_BR
dc.subjectJustiça restaurativapt_BR
dc.subjectComunicação não violentapt_BR
dc.subject.otherInteração socialpt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.otherAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação interpessoalpt_BR
dc.subject.otherConflito interpessoalpt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.titleO uso da comunicação não violenta como possibilidade de intervenção nas relações interpessoais entre os estudantespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANALIMA_CPE (1).pdf675.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.