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http://hdl.handle.net/1843/34867
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Transição da educação infantil para o ensino fundamental: aproximações entre a EMEI Capitão Eduardo e a escola municipal Governador Ozanan Coelho |
Autor(es): | Fernanda Aparecida Martins de Souza |
primer Tutor: | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara |
primer miembro del tribunal : | Eliana Guimarães Almeida |
Resumen: | Partindo do princípio de que a transição da educação infantil para o ensino fundamental é um evento rotineiro nos estabelecimentos de ensino e que traz consigo tensões significativas, a presente pesquisa apresenta um estudo para oportunizar um olhar crítico e reflexivo sobre o tema. Buscou-se identificar, compreender e elaborar possibilidades de aproximação do período de transição das crianças que frequentam a Escola Municipal de Educação Infantil Capitão Eduardo eque ingressarão no Ensino Fundamental na Escola Municipal Ozanan Coelho. Optou-se pela pesquisa qualitativa,utilizando para a coleta dos dados, a entrevista semi estruturada com duas professoras das turmas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e uma professora do 1º ano da escola do ensino fundamental. Além disso, 46 crianças da Educação Infantil e 17 do ensino fundamental, também foram sujeitos da investigação e com elas foram levantados dados por meio de conversas informais e desenhos, objetivando conhecer as expectativas e experiências escolares. Como referencial teórico a pesquisa lançou mão das normatizações como o Parecer da Câmara de Educação Básica /Conselho Nacional de Educação – CEB/CNE –nº5/09 (BRASIL, 2009), Proposições Curriculares para Educação Infantil (BELO HORIZONTE, 2014; 2015) e a Base Nacional Comum Curricular –BNCC (BRASIL, 2017)que argumentam a necessidade de haver um contínuo entre esses dois níveis de ensino na educação básica. Também se baseou nos trabalhos de Kramer (2006); Corsino, Kramer e Nunes (2011);Baptista (2013) que abordam as tensões dessa transição, mostrando de que forma elas acontecem e os principais problemas que as geram. Goulart(2008)foi importante apoio para apresentar o conceito de infância e quais os fatores que devem ser levados em consideração para garantir a infância das crianças que vivenciam a transição. Este trabalho foi realizado através de dados levantados em duas turmas de cinco anos que estão no último ano da educação infantil e uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, nas escolas já citadas acima. Como resultados, foi possível identificar as estratégias de aproximações já existentes. Além disso,foram propostas ações para aprimorar o processo de transição fruto das entrevistas, e das reflexões da pesquisadora que atuou de maneira colaborativa para a apresentação de sugestões.Quanto ao plano de ação, foi elaborado um portfólio digital com a síntese e análise das produções das crianças, enviado como devolutiva para as escolas pesquisadas. |
Asunto: | Educação infantil Ensino pré-escolar Currículos - Planejamento Promoção - Escola Adaptação escolar Jardim de infância Educação - Finalidades e objetivos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34867 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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