Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34867
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dc.contributor.advisor1Tânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976489157503310pt_BR
dc.contributor.referee1Eliana Guimarães Almeidapt_BR
dc.creatorFernanda Aparecida Martins de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-27T12:31:18Z-
dc.date.available2021-01-27T12:31:18Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34867-
dc.description.resumoPartindo do princípio de que a transição da educação infantil para o ensino fundamental é um evento rotineiro nos estabelecimentos de ensino e que traz consigo tensões significativas, a presente pesquisa apresenta um estudo para oportunizar um olhar crítico e reflexivo sobre o tema. Buscou-se identificar, compreender e elaborar possibilidades de aproximação do período de transição das crianças que frequentam a Escola Municipal de Educação Infantil Capitão Eduardo eque ingressarão no Ensino Fundamental na Escola Municipal Ozanan Coelho. Optou-se pela pesquisa qualitativa,utilizando para a coleta dos dados, a entrevista semi estruturada com duas professoras das turmas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e uma professora do 1º ano da escola do ensino fundamental. Além disso, 46 crianças da Educação Infantil e 17 do ensino fundamental, também foram sujeitos da investigação e com elas foram levantados dados por meio de conversas informais e desenhos, objetivando conhecer as expectativas e experiências escolares. Como referencial teórico a pesquisa lançou mão das normatizações como o Parecer da Câmara de Educação Básica /Conselho Nacional de Educação – CEB/CNE –nº5/09 (BRASIL, 2009), Proposições Curriculares para Educação Infantil (BELO HORIZONTE, 2014; 2015) e a Base Nacional Comum Curricular –BNCC (BRASIL, 2017)que argumentam a necessidade de haver um contínuo entre esses dois níveis de ensino na educação básica. Também se baseou nos trabalhos de Kramer (2006); Corsino, Kramer e Nunes (2011);Baptista (2013) que abordam as tensões dessa transição, mostrando de que forma elas acontecem e os principais problemas que as geram. Goulart(2008)foi importante apoio para apresentar o conceito de infância e quais os fatores que devem ser levados em consideração para garantir a infância das crianças que vivenciam a transição. Este trabalho foi realizado através de dados levantados em duas turmas de cinco anos que estão no último ano da educação infantil e uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, nas escolas já citadas acima. Como resultados, foi possível identificar as estratégias de aproximações já existentes. Além disso,foram propostas ações para aprimorar o processo de transição fruto das entrevistas, e das reflexões da pesquisadora que atuou de maneira colaborativa para a apresentação de sugestões.Quanto ao plano de ação, foi elaborado um portfólio digital com a síntese e análise das produções das crianças, enviado como devolutiva para as escolas pesquisadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTransiçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEnsino pré-escolarpt_BR
dc.subject.otherCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subject.otherPromoção - Escolapt_BR
dc.subject.otherAdaptação escolarpt_BR
dc.subject.otherJardim de infânciapt_BR
dc.subject.otherEducação - Finalidades e objetivospt_BR
dc.titleTransição da educação infantil para o ensino fundamental: aproximações entre a EMEI Capitão Eduardo e a escola municipal Governador Ozanan Coelhopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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