Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/34868
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Enturmação flexível como alternativa para a heterogeneidade: relato de experiência no 1º e 2º ciclo em uma escola municipal de Belo Horizonte |
Autor(es): | Kelly Cristina Machado |
Primeiro Orientador: | Gilmar Moura da Silva |
Primeiro membro da banca : | Marília Sousa Andrade Dias |
Resumo: | O presente estudo debruçou-se sobre um aspecto da organização interna da escola: a enturmação flexível, como possibilidade de otimizar o trabalho pedagógico na instituição pesquisada. Apresenta-se no corpo do texto um relato de experiências da implementação da enturmação flexível no 1º e 2º ciclo em uma escola Municipal de Belo Horizonte. Descreve-se as vantagens e limitações da aplicação dessa ação sob o olhar das professoras. Os dados foram coletados através de questionário, observação, registro do fazer da gestora, também pesquisadora desse estudo, bem como da prática dos docentes. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a temática para fundamentar teoricamente a pesquisa. Elegeu-se autores que investigam a influência de fatores escolares no desempenho dos alunos, abordando a política de composição de turmas estabelecida pela própria instituição escolar. Os elementos constatados através das análises realizadas oportunizaram refletir sobre o processo de aprendizagem na sala de aula, a partir da expectativa do professor, sempre buscando criar situações que possam apoiar a todos os alunos em suas singularidades. |
Assunto: | Educação Ambiente escolar Planejamento educacional Rendimento escolar Inovações educacionais Avaliação educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34868 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Kelly Machado.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons