Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34876
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Carolina da Silva Caldeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8051730003649059 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Camila Amorim Campos | pt_BR |
dc.creator | Ana Paula Horta Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T11:28:14Z | - |
dc.date.available | 2021-01-28T11:28:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34876 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo compreender como a música pode contribuir para aprendizagens de diferentes habilidades nas Linguagens Oral e Corporal. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionários para docentes da EMEI Sarandi e uma intervenção na prática pedagógica com as crianças da turma de 3 anos. A análise dos textos lidos demonstrou que a música é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, propiciando benefícios para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e emocional. A música está presente no cotidiano das crianças e não deve ser trabalhada com atividades de repetição e memorização. Ela deve ser abordada como expressão de linguagens. De acordo com que os documentos normativos e com a literatura que versa sobre a temática, o que se propõe, é que o trabalho com música ocorra desde a primeira infância, fazendo necessário discutir e refletir sobre a prática docente. É papel do professor considerar as crianças como produtoras de conhecimento, instigando-as e incentivando-as ao desenvolvimento de sua criatividade. O trabalho com a música se realizado numa perspectiva de uma educação crítica e transformadora, cuja aprendizagem ocorra no âmbito prático e reflexivo, em que a prática pedagógica se realiza por meio da articulação dos aspectos relativos a apreciação, reflexão e produção irá favorecer o desenvolvimento infantil. Nesse contexto, a análise permitiu-me uma reflexão da prática pedagógica e compreensão das possibilidades de atividades que sejam significativas para as crianças e que ao serem trabalhadas realmente contemplem a linguagem musical. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Linguagem musical | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Música | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem musical | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem corporal | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem oral | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Linguagem musical na educação infantil: um trabalho com as crianças na EMEI sarandi | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL PDFA Ana Paula Horta Lima.pdf | 610.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.