Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silva Caldeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051730003649059pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Amorim Campospt_BR
dc.creatorAna Paula Horta Limapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T11:28:14Z-
dc.date.available2021-01-28T11:28:14Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34876-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender como a música pode contribuir para aprendizagens de diferentes habilidades nas Linguagens Oral e Corporal. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionários para docentes da EMEI Sarandi e uma intervenção na prática pedagógica com as crianças da turma de 3 anos. A análise dos textos lidos demonstrou que a música é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, propiciando benefícios para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e emocional. A música está presente no cotidiano das crianças e não deve ser trabalhada com atividades de repetição e memorização. Ela deve ser abordada como expressão de linguagens. De acordo com que os documentos normativos e com a literatura que versa sobre a temática, o que se propõe, é que o trabalho com música ocorra desde a primeira infância, fazendo necessário discutir e refletir sobre a prática docente. É papel do professor considerar as crianças como produtoras de conhecimento, instigando-as e incentivando-as ao desenvolvimento de sua criatividade. O trabalho com a música se realizado numa perspectiva de uma educação crítica e transformadora, cuja aprendizagem ocorra no âmbito prático e reflexivo, em que a prática pedagógica se realiza por meio da articulação dos aspectos relativos a apreciação, reflexão e produção irá favorecer o desenvolvimento infantil. Nesse contexto, a análise permitiu-me uma reflexão da prática pedagógica e compreensão das possibilidades de atividades que sejam significativas para as crianças e que ao serem trabalhadas realmente contemplem a linguagem musical.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLinguagem musicalpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherMúsicapt_BR
dc.subject.otherLinguagem musicalpt_BR
dc.subject.otherLinguagem corporalpt_BR
dc.subject.otherLinguagem oralpt_BR
dc.subject.otherMúsica - Linguagempt_BR
dc.subject.otherCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleLinguagem musical na educação infantil: um trabalho com as crianças na EMEI sarandipt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL PDFA Ana Paula Horta Lima.pdf610.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.