Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34877
Tipo: Monografia (especialização)
Título: “O eu, o outro e o nós” como elemento fundamental para o ensino da história e cultura afro-brasileira.
Autor(es): Camilla Aparecida Gomes Fiedler
Primeiro Orientador: Juarez Melgaço Valadares
Primeiro membro da banca : Carmem Regina Teixeira Gonçalves
Resumo: A realidade na aplicabilidade da Lei 10.639/03 ainda causa dúvidas e dificuldades às professoras. Na escola ainda há uma grande distância entre os documentos referenciais que embasam a necessidade do trabalho com as relações étnico raciais e atividades pedagógicas propostas pelo grupo de docentes. Em contra partida, ao perguntarmos sobre a necessidade de um trabalho diverso em favor da cultura afro-brasileira, as professoras, de forma unanime relatam que necessitamos sim de propostas étnico raciais. As propostas metodológicas, assim como planejamentos e planos de aula foram repensados, para que, de acordo com eles possamos entender quais as dificuldades enfrentadas pelas professoras na EMEI Palmeiras ao tratar sobre o assunto. De acordo com o livro didático, pretendo nesta pesquisa, entender como a Base Nacional Curricular Comum pode mediar o ensino da história e cultura afro brasileira em uma escola municipal de educação infantil de Belo Horizonte.
Assunto: Relações étnicas
Relações raciais
Educação de crianças
Professores – formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34877
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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