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http://hdl.handle.net/1843/34946
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Educação inclusiva na EMEI Urca Confisco: um olhar para crianças público alvo da educação especial |
Autor(es): | Lídia Cristina dos Santos |
Primeiro Orientador: | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara |
Primeiro membro da banca : | Maria Elisa Grossi |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade uma reflexão sobre a Educação Inclusiva na Educação Infantil, em um momento onde políticas públicas subsidiam ações no sentido de garantir o direito de todos a uma aprendizagem de qualidade desde a primeira infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em observações do cotidiano escolar visando compreender quais ações foram implementadas pela equipe técnica, junto às crianças público alvo da educação especial, para colaborar com a construção de uma educação inclusiva. Abordou-se no estudo, reflexões sobre a perspectiva dos professores no que tange à educação inclusiva, quais os desafios enfrentados para trabalhar com diferentes perfis de crianças na educação infantil bem como compreender a estrutura física da instituição como facilitadora para inclusão das crianças com deficiências. Neste sentido, acompanhar o cotidiano com um olhar aguçado para crianças público alvo da educação especial, possibilitou a percepção das práticas pedagógicas vivenciadas em consonância com a concepção inclusiva aspectos fundamentais para o professor, nas interações e na empatia como facilitadores do processo de inclusão. Foram utilizados como principais referenciais teóricos: MANTOAN (2006,2002), PLETSCH (2009), ROSS (2004) CARNEIRO (2012) além da legislação pertinente ao tema, tais como: Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, Resolução 02/2001, a Lei Brasileira de Inclusão Lei 13.146/15 e as Proposições Curriculares para Educação Infantil do município de Belo Horizonte. |
Assunto: | Educação Educação especial Educação inclusiva - Políticas públicas Crianças deficientes - Educação - Políticas públicas . Educação de crianças Prática de ensino Professores de educação especial Direito à educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34946 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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