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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação inclusiva na EMEI Urca Confisco: um olhar para crianças público alvo da educação especial
Autor(es): Lídia Cristina dos Santos
Primeiro Orientador: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Primeiro membro da banca : Maria Elisa Grossi
Resumo: Este trabalho tem como finalidade uma reflexão sobre a Educação Inclusiva na Educação Infantil, em um momento onde políticas públicas subsidiam ações no sentido de garantir o direito de todos a uma aprendizagem de qualidade desde a primeira infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em observações do cotidiano escolar visando compreender quais ações foram implementadas pela equipe técnica, junto às crianças público alvo da educação especial, para colaborar com a construção de uma educação inclusiva. Abordou-se no estudo, reflexões sobre a perspectiva dos professores no que tange à educação inclusiva, quais os desafios enfrentados para trabalhar com diferentes perfis de crianças na educação infantil bem como compreender a estrutura física da instituição como facilitadora para inclusão das crianças com deficiências. Neste sentido, acompanhar o cotidiano com um olhar aguçado para crianças público alvo da educação especial, possibilitou a percepção das práticas pedagógicas vivenciadas em consonância com a concepção inclusiva aspectos fundamentais para o professor, nas interações e na empatia como facilitadores do processo de inclusão. Foram utilizados como principais referenciais teóricos: MANTOAN (2006,2002), PLETSCH (2009), ROSS (2004) CARNEIRO (2012) além da legislação pertinente ao tema, tais como: Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, Resolução 02/2001, a Lei Brasileira de Inclusão Lei 13.146/15 e as Proposições Curriculares para Educação Infantil do município de Belo Horizonte.
Assunto: Educação
Educação especial
Educação inclusiva - Políticas públicas
Crianças deficientes - Educação - Políticas públicas
. Educação de crianças
Prática de ensino
Professores de educação especial
Direito à educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34946
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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