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dc.contributor.advisor1Tânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976489157503310pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Elisa Grossipt_BR
dc.creatorLídia Cristina dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-02-03T11:36:51Z-
dc.date.available2021-02-03T11:36:51Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34946-
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade uma reflexão sobre a Educação Inclusiva na Educação Infantil, em um momento onde políticas públicas subsidiam ações no sentido de garantir o direito de todos a uma aprendizagem de qualidade desde a primeira infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em observações do cotidiano escolar visando compreender quais ações foram implementadas pela equipe técnica, junto às crianças público alvo da educação especial, para colaborar com a construção de uma educação inclusiva. Abordou-se no estudo, reflexões sobre a perspectiva dos professores no que tange à educação inclusiva, quais os desafios enfrentados para trabalhar com diferentes perfis de crianças na educação infantil bem como compreender a estrutura física da instituição como facilitadora para inclusão das crianças com deficiências. Neste sentido, acompanhar o cotidiano com um olhar aguçado para crianças público alvo da educação especial, possibilitou a percepção das práticas pedagógicas vivenciadas em consonância com a concepção inclusiva aspectos fundamentais para o professor, nas interações e na empatia como facilitadores do processo de inclusão. Foram utilizados como principais referenciais teóricos: MANTOAN (2006,2002), PLETSCH (2009), ROSS (2004) CARNEIRO (2012) além da legislação pertinente ao tema, tais como: Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, Resolução 02/2001, a Lei Brasileira de Inclusão Lei 13.146/15 e as Proposições Curriculares para Educação Infantil do município de Belo Horizonte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagógicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusiva - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherCrianças deficientes - Educação - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.other. Educação de criançaspt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação especialpt_BR
dc.subject.otherDireito à educaçãopt_BR
dc.titleEducação inclusiva na EMEI Urca Confisco: um olhar para crianças público alvo da educação especialpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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