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http://hdl.handle.net/1843/34946
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8976489157503310 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Elisa Grossi | pt_BR |
dc.creator | Lídia Cristina dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T11:36:51Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03T11:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34946 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como finalidade uma reflexão sobre a Educação Inclusiva na Educação Infantil, em um momento onde políticas públicas subsidiam ações no sentido de garantir o direito de todos a uma aprendizagem de qualidade desde a primeira infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em observações do cotidiano escolar visando compreender quais ações foram implementadas pela equipe técnica, junto às crianças público alvo da educação especial, para colaborar com a construção de uma educação inclusiva. Abordou-se no estudo, reflexões sobre a perspectiva dos professores no que tange à educação inclusiva, quais os desafios enfrentados para trabalhar com diferentes perfis de crianças na educação infantil bem como compreender a estrutura física da instituição como facilitadora para inclusão das crianças com deficiências. Neste sentido, acompanhar o cotidiano com um olhar aguçado para crianças público alvo da educação especial, possibilitou a percepção das práticas pedagógicas vivenciadas em consonância com a concepção inclusiva aspectos fundamentais para o professor, nas interações e na empatia como facilitadores do processo de inclusão. Foram utilizados como principais referenciais teóricos: MANTOAN (2006,2002), PLETSCH (2009), ROSS (2004) CARNEIRO (2012) além da legislação pertinente ao tema, tais como: Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, Resolução 02/2001, a Lei Brasileira de Inclusão Lei 13.146/15 e as Proposições Curriculares para Educação Infantil do município de Belo Horizonte. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagógica | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva - Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças deficientes - Educação - Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | . Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Direito à educação | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva na EMEI Urca Confisco: um olhar para crianças público alvo da educação especial | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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