Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34955
Type: Dissertação
Title: O “Efeito Batom” no laboratório: o impacto do priming de recessão econômica no viés atencional feminino para produtos de beleza
Authors: Thales Vianna Coutinho
First Advisor: Leandro Fernandes Malloy-Diniz
First Co-advisor: Diogo Fajardo Nunes Hildebrand
First Referee: Leandro Fernandes Malloy-Diniz
Second Referee: Marco Aurélio Romano-Silva
Third Referee: Renato César Cardoso
Abstract: O “efeito batom” é caracterizado por uma elevação paradoxal no desejo por consumir produtos de beleza durante períodos de recessão econômica, quando outros setores do comércio apresentam queda nas vendas. As proposições iniciais sobre a existência do efeito batom derivam da Psicologia Evolucionista e, apenas recentemente, a abordagem experimental desse fenômeno tem sido utilizada. Embora os dados iniciais sustentem a existência do efeito batom, as investigações são ainda pouco elaboradas e envolvem principalmente, tarefas de avaliação psicológica. Não foram realizados, até o momento, estudos utilizando medidas como o registro da movimentação ocular durante tarefas experimentais que avaliam o efeito da recessão econômica sobre a preferência por cosméticos em mulheres. O presente estudo teve como objetivo avaliar se mulheres expostas a informações sobre escassez econômica direcionam mais a atenção aos produtos de beleza. Participaram desse estudo 38 mulheres, que realizavam uma tarefa de antissacada, cujo objetivo era olhar para o lado oposto à imagem que lhes era apresentada na tela do computador (produto cosmético, ou não-cosmético), após lerem um texto relacionado à crise econômica brasileira (condição experimental) ou um texto neutro sobre as Luas de Marte (condição controle). Foi realizado o registro do número e do tempo de fixações do olhar nas imagens, através do eye-tracking. Na amostra geral, não foram encontradas diferenças entre os grupos (experimental e controle) em termos do número e tempo de fixação nas imagens de produtos de beleza. No entanto, comparando as participantes de acordo com o uso de medicação anticoncepcional, foi verificado que aquelas que não faziam uso olhavam mais vezes e por mais tempo para os produtos de beleza. Tal achado pode estar relacionado à especificidade do “efeito batom” em mulheres que não usam este método contraceptivo, já que estudos anteriores demonstraram que ele tem um papel na seleção de parceiros. Além disso, é possível que o uso do anticoncepcional tenha diminuído a impulsividade feminina e isso se refletido em um menor número de erros durante o experimento, uma vez que a tarefa de antissacada é considerada uma medida de controle inibitório.
Abstract: The “lipstick effect” is characterized by a paradoxical increase in the desire to consume expensive beauty products during periods of economic recession. The initial propositions about the existence of the lipstick effect derive from evolutionary psychology. Recently, an experimental approach to this phenomenon has also been used. Although the initial data support the existence of the lipstick effect, investigations mainly involve psychological questionnaires. The present study aimed to verify if women exposed to economic scarcity bias their attention to beauty products. Thirty-eight women participated in this study (n = 38). They were asked to perform an antisaccade task, which first consisted of reading one of two texts: a passage related to the Brazilian economic crisis (experimental condition) or a neutral passage discussing “the moons of Mars” (control condition). The number and the time of gaze fixation on the images were recorded using eye-tracking. No differences were found between the groups (experimental and control) in terms of the number and time of fixation in the images of beauty products. However, comparing the participants according to the use of contraceptive medication, it was found that those who did not use looked at beauty products more often and for a longer time. This finding may be related to the specificity of the “lipstick effect” in women who do not use this contraceptive method since previous studies have shown that it has a role in mate choice. We argue that the use of contraceptives has reduced female impulsivity, and this is reflected in a lower number of errors during the experiment since the task of antisaccade is considered an inhibitory control measure.
Subject: Movimentações dos Movimentos Oculares
Generalização do Estímulo
Psicologia
Indústria da Beleza
Recessão Econômica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34955
Issue Date: 21-Sep-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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