Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34966
Type: Tese
Title: Formulations and algorithms for a rich production-routing problem
Authors: Allexandre Fortes da Silva Reis
First Advisor: Ricardo Saraiva de Camargo
First Referee: Gilberto de Miranda Júnior
Second Referee: Ricardo Poley Martins Ferreira
Third Referee: Marcone Jamilson Freitas Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Alexandre Xavier Martins
metadata.dc.contributor.referee5: George Henrique Godim da Fonseca
Abstract: This work studies a rich production-routing problem, which consists of determining, at minimal cost, a production and distribution plan for a mix of products to be delivered via routes of the heterogeneous fleet to supply different demand patterns of scattered clients over time while controlling the inventory levels at the plant and the customers. The problem still allows back-order deliveries and limit the riding time of the vehicles. Two formulations were proposed for the problem. Given that the problem scales quickly with the number of the customers, periods, products and vehicles, different approaches were devised. First, three hybrid two-level decomposition using a top-down strategy were developed. The top tier decides the production and inventory levels, and the distribution of goods via CPLEX; whereas the bottom one routes the heterogeneous fleet heuristically in each period. The methods rely on an iterated local search framework combined with new perturbations schemes that operate in both tactical and operational levels. At the tactical level, feasible moves modify the production plans, shifting quantities manufactured between different periods, while at the operational the perturbations change the routing design. The top-down algorithms adopt a new implicit cost for the delivered loads, that reflects their influence of over the production, holding and transportation decisions, providing an important aid in yielding better solutions. An adaptive matheuristic working with a bottom-up strategy is proposed. It selects operators to modify the distribution and routing plans, which are reoptimized in the sequence. The best plans are then fixed for the tactical problem. Finally, a column generation approach is provided to achieve lower bounds better than the ones attained by the formulations. An \textit{ad hoc} labeling algorithm is proposed, and the columns are heuristically priced. The algorithms were tested over a proposed set of instances, and the achieved results found more, better and faster solutions than CPLEX, where the methods that focus on the operational level reach the best results. Having the bottom-up algorithm performed better than the others.
Abstract: Este trabalho estuda um problema enriquecido e integrado de produção e roteamento, que consiste em determinar, a um custo mínimo, os planos de produção e distribuição para um mix de produtos a serem entregues através de rotas percorridas por uma frota heterogênea para suprir diferentes padrões de demanda de clientes espalhados ao longo do tempo enquanto controla os níveis de estoques na planta e nos clientes. O problema ainda permite a postergação das entregas e limita o tempo de viagem de cada veículo. Duas formulações foram propostas para o problema. Dado que os problema cresce rapidamente com o número de clientes, períodos, produtos e veículos, diferentes métodos foram desenvolvidos. Primeiro, são devenvolvidos três métodos híbridos que decompõem o problema em dois níveis usando uma estratégia top-down. O nível superior decides os níveis de produção e inventário e a distribuição dos produtos via CPLEX; enquanto o nível inferior roteia a frota heterogêna heuristicamente para cada período. Os métodos são imbutidos em um escopo da busca local iterativa combinado com novos esquemas de perturbação que operam em ambos níveis tático e operacional. No nível tático, movimentos viáveis modificam os planos de produção, transferindo quantidades produzidas entre diferentes períodos, enquanto no nível operacional as perturbações alteram o arranjo das rotas. Estes algoritmos top-down adotam um novo e implícito custo para as cargas entregues, que reflete sua influência sobre as decisões relativas a produção, inventário e transporte, provendo um importante auxílio no alcance de soluções melhores. Uma mateurística trabalhando com uma estratégia bottom-up é proposta. Ela seleciona operadores para modificar os planos de distribuição e roteamento, que são então reotimizados em sequência. Os melhores planos são então fixados no nível tático do problema. Finalmente, uma aproximação por geração de colunas e provida para alcançar limites inferiores melhores do que os obtidos pelas formulações. Um algoritmo de rotulamento ad hoc é proposto e as colunas são precificadas heuristicamente. Os algorimos foram testas em um conjunto proposto de instâncias e alcançaram resultados melhores e mais rapidamente do que o CPLEX, onde os métodos que focam no nível operacional obtiveram os melhores resultados. Sendo que o algoritmo bottom-up teve desempenho melhor do que os demais.
Subject: Engenharia de produção
Logística - Modelos matemáticos
Transportes - Modelos matemáticos
Veículos
Otimização matemática
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34966
Issue Date: 13-Nov-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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tese-doutorado-allexandre-fortes-sr-final.pdfTese de doutorado (PPGEP/UFMG) do aluno Allexandre Fortes da Silva Reis, entitulada Formulations and algorithms for a rich production-routing problem.1.74 MBAdobe PDFView/Open


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