Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35017
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Qualidade de vida no trabalho: a percepção dos trabalhadores bancários sobre os fatores relacionados à satisfação no trabalho em uma agência bancaria
Autor(es): Camila Fernanda Gomes Dias
Primeiro Orientador: Victor Natanael Schwetter Silveira
Primeiro membro da banca : Alexandre Teixeira Dias
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar a percepção dos trabalhadores bancários, que atuam em uma agência bancária privada, sobre os fatores relacionados à sua qualidade de vida no trabalho. Além deste, foram propostos os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as variáveis relacionadas à QVT em uma agência bancária privada; b) Investigar e analisar a percepção dos empregados da agência que se refere a estas variáveis no seu ambiente de trabalho; c) Identificar os critérios que impactam negativamente na QVT dentro da uma agência bancária privada. Para cumprir esses objetivos utilizou-se uma metodologia qualitativa, de caráter descritivo, a partir de uma amostra de profissionais bancários que atuam em uma agência bancária privada em Belo Horizonte - MG. A amostra foi baseada nos critérios de acessibilidade e intencionalidade, obtendo-se um total de 100 respondentes válidos. O instrumento de coleta de dados envolveu um questionário estruturado a partir do Modelo de QVT de Walton, abordando as seguintes dimensões: compensação justa e adequada; condições de trabalho; uso ou desenvolvimento de capacidades; oportunidade de crescimento e segurança; integração social na organização; constitucionalismo; trabalho e vida; e relevância social. Os dados coletados foram organizados, de forma descritiva e, em seguida, foram calculadas as frequências, utilizando o Microsoft Excel. Como conclusões, esse estudo identificou que os bancários, no que se refere a estas variáveis no seu ambiente de trabalho, apresentaram alguns critérios que impactam negativamente na QVT dentro da agência. Destaca-se que, de forma geral, os respondentes se mostram satisfeitos com o trabalho que atualmente exercem. Porém, o estresse e as consequências das pressões vividas no trabalho são considerados fatores estressantes, sendo ainda que uma das principais doenças ligadas a este desgaste, é conhecida apenas por 12% dos participantes, e que apenas eles demonstraram ter algum tipo de conhecimento da doença, entre os participantes da pesquisa.
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35017
Data do documento: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Camila Fernanda Gomes Dias - ENTREGA.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.