Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35048
Type: Dissertação
Title: Rádio Inconfidência e lazer: um estudo de caso do Programa Casa Aberta no contexto do rádio expandido
Authors: Velise de Oliveira Maciel
First Advisor: Elcio Loureiro Cornelsen
First Referee: Cleber Augusto Gonçalves Dias
Second Referee: Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna
Abstract: Com o surgimento e o rápido avanço das tecnologias de informação e comunicação, o rádio passou por uma série de modificações em seus modelos e práticas. Aparelhado pelos meios digitais, o rádio pode oferecer não apenas os elementos sonoros tradicionais (voz, efeitos), mas toda uma arquitetura de interação, gerando o conceito de Rádio Expandido (KISCHINHEVSKY, 2016). Nesse novo formato de rádio, o som também dialoga com o vídeo, a fotografia, a infografia e o texto escrito. Mas outro aspecto muito importante do rádio expandido se refere à audiência. Hoje, o público não apenas ouve e presta atenção, mas critica, elogia, participa e interage com outros ouvintes em múltiplas plataformas. A tecnologia mudou a forma como muitos ouvintes se comportam ao longo de uma transmissão e, hoje, podemos considerá-los também como sujeitos no processo comunicativo, responsáveis pela produção de sentido. Estamos presenciando cada vez mais o ouvinte se deslocando de sua passividade como consumidor de entretenimento, de notícias, para um nível de maior interação e interpretação sobre o conteúdo noticiável. Para entender como foi essa transformação pela qual o meio passou, na presente Dissertação, percorreremos o processo de evolução da Rádio Inconfidência, criada em Belo Horizonte, em 1936. Além da retrospectiva histórica, faremos um estudo de caso com o Programa Casa Aberta, da Rádio Inconfidência FM, o primeiro programa a adotar esse modelo de rádio expandido na Brasileiríssima. O objetivo é analisar esses novos formatos para a produção de conteúdo no meio e promover uma reflexão sobre as transformações do rádio frente às inovações tecnológicas e à convergência das mídias. Entre as considerações finais, destacamos que a Inconfidência se encontra na transição do rádio hertziano para o rádio expandido e hipermidiático, se apropriando, principalmente, do WhatsApp e de redes sociais para a interação com os ouvintes.
Abstract: With the emergence and rapid advancement of information and communication technologies, radio has undergone several changes in its models and practices. Rigged by digital media, the radio can offer not only the traditional sound elements (voice, effects) but also an entire interaction architecture, generating the concept of Expanded Radio (KISCHINHEVSKY, 2016). In this new radio format, sound also dialogues with video, photography, infographics and written text. Another very important aspect of expanded radio is the audience. Today, listeners not only listen and pay attention, but criticize, praise, participate and interact with other listeners on multiple platforms. Technology has changed the way many listeners behave throughout a broadcast and today we can consider them as subjects in the communication process, responsible for the production of meaning. We are increasingly witnessing the listener moving from their passivity as a consumer of entertainment and news to a level of greater interaction and interpretation about the newsworthy content. To understand how this transformation took place, in this work, we will go through the evolution process of Radio Inconfidência, incorporated in Belo Horizonte in 1936. In addition to the historical retrospective, we will do a case study with the “Casa Aberta” (Open House) Program of Radio Inconfidência FM, the first program to adopt this expanded radio model in “Brasileiríssima”. The objective is to analyze these new formats for the production of content in the environment and encourage a reflection on the radio’s change of function in the face of technological innovations and the convergence of media. Among final considerations, we highlight that Radio Inconfidência is currently in the transition from hertzian radio to expanded, hypermedia radio, appropriating, mainly, WhatsApp and social networks for interaction with listeners.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35048
Issue Date: 31-Jul-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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