Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35050
Tipo: Dissertação
Título: Reconhecimento da totalidade essencial do princípio de semelhança na promoção de saúde de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade
Autor(es): Monica Beier
Primeiro Orientador: Elza Machado de Melo
Primeiro membro da banca : Claudio Maciel Sena
Segundo membro da banca: Kerlane Ferreira da Costa Gouveia
Resumo: A violência estranha a igualdade social. Ela fomenta vulnerabilidade e exclusão de sujeitos, individuais ou coletivos. Sua abordagem requer participação de todos, o que envolve a sociedade em geral. Para enfrentamento da desigualdade resultante do processo objetificante que violenta o humano, demanda-se pela práxis da autonomia e consequente reconhecimento entre sujeitos. Para o princípio de semelhança, a noção de impulso vital corresponde à de que a práxis da autonomia se rege por assimilação participativa. Ela realiza a saúde organicamente. O princípio de semelhança expressa a necessidade natural de acordo que une a diversidade em totalidade essencial. Como fundamento de conjugação ele age em amizade natural, igualando indivíduos pelo poder de conjuntar e reunir, por meio de abraços coletivos. A força de participação traz conjunto à fragmentação, promove saúde e saneia violência. Com isso, a conciliação e retratação alivia a opressão, libertando a práxis humanizadora. A participação se implica com a conformação de unidades orgânicas essenciais por totalização de diversidades mediante influxo ideal de acordo. Ela significa adequação ou conciliação entre um e múltiplo. O princípio de semelhança ou participação orienta a práxis vital a realizar acordos em vida solidária e acolhedora de diversidades. Objetiva-se reconhecer a Totalidade Essencial do Princípio de Semelhança enquanto promoção de saúde de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. O estudo constitui-se de abordagem qualitativa, cuja metodologia foi composta por entrevistas em profundidade com mulheres em situação de violências atendidas no Ambulatório Para Elas/Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Violência e Vulnerabilidade/HC/UFMG e observação participante nas rodas de conversa do mesmo Ambulatório. A análise fundamentou-se na técnica de Análise de Conteúdo Temático-Categorial. Constatou-se que rodas de conversa correspondem a âmbitos assimilativos que unem sujeitos diversos, perfazendo totalizações em continua transformação. Dessa forma, o princípio de semelhança consiste na necessidade natural de ser uma e múltipla. Rodas de conversa favorecem a igualização de singularidades e desenvolvimento de autonomias. É assim que o consenso amoroso da totalidade essencial expressa o princípio de semelhança. Na igualização participativa, o acolhimento faz e renova conjuntos, conciliando diversos, inspirando medidas e promovendo a saúde. Na participação igualitária não há outro domínio que não seja a força do acordo racional e, consequentemente, inexiste violência. Na medida em que a particularização representa opressão e sofrimento, a generalização representa a participação, a libertação, a revitalização. A particularização isola e violenta. As Rodas de conversa facultam universalização aos sujeitos do diálogo. A medida que novas inclusões são realizadas, mais sujeitos semelhantes são coletivizados. Essa unificação é análoga ao modelo natural com que a totalidade essencial manifesta o princípio de semelhança. Como rodas de conversa representam o lugar dinâmico onde a práxis vital reúne as melhores condições para que a promoção de saúde e o princípio de semelhança se efetivem, é aceitável que, por força desse encontro, ambos compartilhem estreita conjugação e que a totalidade essencial do princípio de semelhança pode contribuir para se pensar, elaborar e atualizar a promoção de saúde.
Abstract: Violence is incompatible to social equality. It fosters vulnerability and exclusion of subjects, individual or collective. Its approach requires participation of all, which involves society in general. In order to face the inequality resulting from the objectifying process that violates the human, it is demanded by the praxis of autonomy and consequent recognition among subjects. For the principle of similarity, the notion of vital impulse corresponds to that the praxis of autonomy is governed by participatory assimilation. It realizes health organically. The principle of similarity expresses the natural need for an agreement that unites diversity in essential totality. As a foundation of conjugation he acts in natural friendship, equating individuals by the power to bring together and reunite, through collective embraces. The force of participation brings together the fragmentation, promotes health and solve violence. With this, conciliation and retraction alleviate oppression, liberating humanizing praxis. Participation implies itself with the conformation of essential organic units by totalizing diversities through ideal agreement. It means adequacy or reconciliation between one and multiple. The principle of similarity or participation guides the vital praxis to make agreements in solidarity life and welcoming diversities. The objective is to recognize the Essential Wholeness of the Principle of Similarity as health promotion of women in situation of violence and vulnerability. The study consisted of a qualitative approach, whose methodology was composed of in-depth interviews with women in situations of violence attended at the Outpatient Clinic / Promotion of Women's Health in Situation of Violence and Vulnerability / HC / UFMG and participant observation on the wheels of conversation from the same outpatient clinic. The analysis was based on the Thematic-Categorical Content Analysis technique. It was found that conversation wheels correspond to assimilative scopes that unite different subjects, making totalizations in continuous transformation. In this way, the principle of similarity consists in the natural need to be one and multiple. Wheels of conversation favors the equalization of singularities and development of autonomies. This is how the loving consensus of the essential totality expresses the principle of similarity. In the participatory equalization, the host makes and renews sets, reconciling diverses, inspiring measures and promoting health. In egalitarian participation there is no other domain than the force of rational agreement and, consequently, there is no violence. To the extent that particularization represents oppression and suffering, generalization represents participation, liberation, and revitalization. The particularization isolates and violate. Conversation wheels provide universalization to the subjects of dialogue. As new inclusions are realized, more similar subjects are collectivized. This unification is analogous to the natural model with which the essential totality manifests the principle of similarity. As conversation wheels represent the dynamic place where the vital praxis meets the best conditions for health promotion and the principle of similarity to take place, it is acceptable that by virtue of that encounter both share a close conjugation and that the essential totality of the principle of similarity can contribute to thinking, elaborating and updating health promotion.
Assunto: Autonomia Pessoal
Solidariedade
Promoção da Saúde
Lei dos Semelhantes
Filosofia Homeopática
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35050
Data do documento: 29-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MONICA BEIER.pdf831.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.