Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35093
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio de sequências didáticas na perspectiva da Educação 3.0
Authors: Cíntia de Oliveira
First Advisor: Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
First Referee: Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Abstract: Este portfólio tem como objetivo principal reunir cinco sequências didáticas produzidas ao longo do curso, utilizando diferentes Tecnologias Digitais para uma Educação 3.0, sob a perspectiva de ampliação dos horizontes teórico-metodológicos de produção de conhecimentos e de mediação no processo ensino-aprendizagem. Para facilitar a leitura das SDs elaboradas, estruturou-se o portfólio em cinco capítulos: Introdução, Memorial, Sequências Didáticas, Considerações Finais e Referências. As Sequências Didáticas foram elaboradas uma a uma ao final de cada disciplina cursada, como forma de transpor, de maneira prática, o conhecimento sobre cada recurso tecnológico/metodológico aprendido. Esse processo favoreceu uma maior capacidade de organização didático-pedagógica, influenciando de maneira positiva a minha prática docente. Mediante o que foi produzido neste portfólio, pode-se considerar que é possível planejar uma ação pedagógica que contemple as tecnologias digitais disponíveis e gratuitas de maneira a favorecer e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Conclui-se o trabalho fazendo uma reflexão geral sobre o processo de construção do portfólio, ressaltando os pontos mais significativos.
Abstract: This portfolio has as main objective to gather five didactic sequences produced throughout the course, using different Digital Technologies for Education 3.0, under the perspective of expanding the theoretical and methodological horizons of knowledge production and mediation in the teaching-learning process. To facilitate the reading of the elaborated SDs, the portfolio was structured in five chapters: Introduction, Memorial, Didactic Sequences, Final Considerations and References. The Didactic Sequences were elaborated one by one at the end of each course taken, as a way to transpose, in a practical way, the knowledge about each technological / methodological resource learned. This process favored a greater capacity for didactic-pedagogical organization, positively influencing my teaching practice. Through what was produced in this portfolio, it can be considered that it is possible to plan a pedagogical action that contemplates the digital technologies available and free of charge in order to favor and expand the possibilities of learning. The work is concluded by making a general reflection on the portfolio construction process, highlighting the most significant points.
Subject: Educação - Tecnologias digitais
Educação 3.0 - Ensino Fundamental - Sequências didáticas
Práticas de ensino - Tecnologias digitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35093
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO CÍNTIA DE OLIVEIRA.pdf6.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.