Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35098
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Inserindo Ferramentas Tecnológicas no Ensino de Ciências da Natureza: apresentação de Sequências Didáticas no contexto da Educação 3.0
Autor(es): Andrea Lima Alves Ruislan
Primeiro Orientador: Ana Cristina Ribeiro Vaz
Primeiro membro da banca : Cecília Vieira do Nascimento
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a divulgação de cinco sequências didáticas elaboradas para estudantes do Ensino de Ciências da Natureza - Ensino Fundamental e Médio (Disciplinas Ciências Naturais e Biologia, respectivamente) que utilizam ferramentas relacionadas às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). As sequências didáticas foram desenvolvidas durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, ofertado pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, e em cada uma delas buscou nos recursos digitais formas de promover o protagonismo do estudante durante o processo de ensino e de aprendizagem. Tentou-se diversificar os recursos digitais utilizados em cada sequência didática de forma a demonstrar as várias possibilidades que as TDIC fornecem para promover um modelo de ensino mais ativo e mais adequado às demandas da sociedade moderna. Apresenta como prólogo o Memorial Docente da autora e em seguida as sequências didáticas com todas as informações e orientações necessárias para organização e execução das atividades de ensino.
Abstract: This work aims to disseminate five didactic sequences prepared for students of nature science - elementary and high school (Natural Sciences and Biology Disciplines, respectively) which use tools related to digital information and communication technologies (DICT). The didactic sequences were developed during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, offered by the Pedagogical Center of the School of Basic and Professional Education of the Federal University of Minas Gerais. In each of these sequences we sought ways to promote the role of the student during the teaching and learning process through digital resources. We tried to diversify the digital resources used in each didactic sequence in order to demonstrate the various possibilities that DICT provide to promote a more active teaching model and more appropriate to the demands of modern society. The Teaching Memorial of the author presents as a prologue and then the didactic sequences with all the information and guidance necessary for the organization and execution of teaching activities.
Assunto: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Ciências - Ensino Fundamental - Estudo e ensino
Ciência - Ensino Médio - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35098
Data do documento: 4-Jul-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Inserindo ferramentas tecnológicas no ensino de Ciências da Natureza.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons