Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Márcia Maria Valle Arbex | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0642418673482397 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Elisa Maria Amorim Vieira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Roberto Alexandre do Carmo Said | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Flora Sussekind | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Guilherme Teixeira Wisnik | pt_BR |
dc.creator | Victor Hermann Mendes Pena | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7160127015668176 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T15:45:32Z | - |
dc.date.available | 2021-03-03T15:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35107 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study is to examine the perception of catastrophe and how literature and visual arts can contribute to its elaboration. To this end, we propose the concept of the gray zone, which consists of the distance between everything we know about a risk of catastrophe and what, even so, has the power to mobilize us to take that risk. As this is an irreducible field to knowledge and experience, we look at the threshold of perception. The gray zone represents the crisis of the perceptive faculty in late capitalism: it is a turbid, cloudy space, in which the boundaries between legal and illegal, between cause and effect, between interest and contingency, gets mixed up in order to produce subjectivities determined by “lies” and willing to act in the wake of “accidents”. We will examine different ways of producing this contradiction between knowledge and experience, always asking how the arts - with their signs capable of producing a perception - can subvert this relationship through a reactivation of a sensitive, speculative and intuitive sense of prudence. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é examinar a percepção de catástrofe e de que modo a literatura e as artes visuais podem contribuir para a sua elaboração. Propomos, para tal, o conceito de zona cinza, que consiste na distância entre tudo que sabemos sobre um risco de catástrofe e o que, mesmo assim, tem o poder de nos mobilizar a correr esse risco. Como se trata de um campo irredutível ao saber e à experiência, nos debruçamos sobre a questão limiar da percepção. A zona cinza representa a crise da faculdade perceptiva no capitalismo tardio: é espaço enevoado, turvo, em que a fronteira entre o legal e ilegal, entre causa e efeito, entre interesse e contingência, se baralham para produzir subjetividades determinadas por “mentiras” e dispostas a agir a reboque de “acidentes”. Vamos examinar diferentes modos de produção dessa contradição entre conhecimento e experiência, interrogando sempre como as artes – com seus signos aptos a produzir uma percepção – podem subverter essa relação enevoada, através de uma reativação de um senso de prudência sensível, especulativo e intuitivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | catástrofe | pt_BR |
dc.subject | artes visuais | pt_BR |
dc.subject | literatura - história e crítica | pt_BR |
dc.subject | zona cinza | pt_BR |
dc.subject | teoria da percepção | pt_BR |
dc.subject | Chris Burden | pt_BR |
dc.subject | Cildo Meireles | pt_BR |
dc.subject | Henrik Ibsen | pt_BR |
dc.subject | Thomas Pynchon | pt_BR |
dc.subject | Marcel Duchamp | pt_BR |
dc.subject | Andy Warhol | pt_BR |
dc.subject | Brumadinho | pt_BR |
dc.subject | Lars Von Trier | pt_BR |
dc.subject | Francis Fukuyama | pt_BR |
dc.subject | Antropoceno | pt_BR |
dc.subject | Revolta de Watts | pt_BR |
dc.subject | readymade | pt_BR |
dc.subject | Don DeLillo | pt_BR |
dc.subject.other | Arte na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura – História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Artes visuais e literatura | pt_BR |
dc.title | Zona cinza: como perceber a catástrofe? | pt_BR |
dc.title.alternative | Gray zone: how to perceive the catastrophe? | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
zona cinza_final_20210115.pdf | 39.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.