Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35111
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1945055204256211pt_BR
dc.contributor.referee1Patrícia Gomes de Azevedopt_BR
dc.creatorRicardo Pinto de Paulapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619793355824385pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-03T19:19:35Z-
dc.date.available2021-03-03T19:19:35Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35111-
dc.description.abstractThis monograph presents the result of a research on the Cultural Heritage of Minas Gerais existing in the school community of Youth and Adult Education. “Cultural Eja: life experiences - references for learning” is an action previously carried out in the state schools of Minas Gerais. The experiences with this action become practical examples to generate contextualizations about the perspectives found in the appropriation and enjoyment of culture, inserted in the teaching-learning of the Visual Arts, which aims to contribute to the pedagogical, sociocultural and human formation of your students. The research was developed in a qualitative approach adopting as theoretical reference Paulo Freire's intellectual itinerary and Ana Mae Barbosa's triangular approach, guiding marks on the subject and important academic references of the Specialization Course Teaching the Visual Arts and Contemporary Technologies of the Escola de Fine Arts - Federal University of Minas Gerais. In its conclusion, its effects and possibilities of its contributions in contemporary society are reflected.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta resultado de uma pesquisa sobre o Patrimônio Cultural de Minas gerais existente na comunidade escolar da Educação de Jovens e Adultos. “Eja Cultural: experiências de vida – referências para o aprendizado” é uma ação realizada, anteriormente, nas escolas de EJA da rede pública estadual de ensino de Minas. As experiências vivenciadas com esta ação tornam-se exemplos práticos para gerar contextualizações sobre as perspectivas encontradas na apropriação e fruição da cultura, inserida no ensino-aprendizagem das Artes Visuais, que visa contribuir para a formação pedagógica, sociocultural e humana de seus estudantes. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa adotando como referencial teórico o itinerário intelectual de Paulo Freire e a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, marcos orientadores sobre o tema e importantes referências acadêmicas do Curso de Especialização Ensino das Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas da Escola de Belas Artes – Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua conclusão, são refletidos seus efeitos produzidos e possibilidades de suas contribuições na sociedade contemporânea.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.otherPatrimônio cultural - Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titlePatrimônio cultural: contribuições para o ensino das artes visuais na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.