Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35111
Type: Monografia (especialização)
Title: Patrimônio cultural: contribuições para o ensino das artes visuais na Educação de Jovens e Adultos
Authors: Ricardo Pinto de Paula
First Advisor: Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santo
First Referee: Patrícia Gomes de Azevedo
Abstract: Esta monografia apresenta resultado de uma pesquisa sobre o Patrimônio Cultural de Minas gerais existente na comunidade escolar da Educação de Jovens e Adultos. “Eja Cultural: experiências de vida – referências para o aprendizado” é uma ação realizada, anteriormente, nas escolas de EJA da rede pública estadual de ensino de Minas. As experiências vivenciadas com esta ação tornam-se exemplos práticos para gerar contextualizações sobre as perspectivas encontradas na apropriação e fruição da cultura, inserida no ensino-aprendizagem das Artes Visuais, que visa contribuir para a formação pedagógica, sociocultural e humana de seus estudantes. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa adotando como referencial teórico o itinerário intelectual de Paulo Freire e a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, marcos orientadores sobre o tema e importantes referências acadêmicas do Curso de Especialização Ensino das Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas da Escola de Belas Artes – Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua conclusão, são refletidos seus efeitos produzidos e possibilidades de suas contribuições na sociedade contemporânea.
Abstract: This monograph presents the result of a research on the Cultural Heritage of Minas Gerais existing in the school community of Youth and Adult Education. “Cultural Eja: life experiences - references for learning” is an action previously carried out in the state schools of Minas Gerais. The experiences with this action become practical examples to generate contextualizations about the perspectives found in the appropriation and enjoyment of culture, inserted in the teaching-learning of the Visual Arts, which aims to contribute to the pedagogical, sociocultural and human formation of your students. The research was developed in a qualitative approach adopting as theoretical reference Paulo Freire's intellectual itinerary and Ana Mae Barbosa's triangular approach, guiding marks on the subject and important academic references of the Specialization Course Teaching the Visual Arts and Contemporary Technologies of the Escola de Fine Arts - Federal University of Minas Gerais. In its conclusion, its effects and possibilities of its contributions in contemporary society are reflected.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Educação de Jovens e Adultos
Patrimônio cultural - Minas Gerais
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35111
Issue Date: 10-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.