Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35119
Tipo: Dissertação
Título: Dramaturgia brasileira contemporânea: um olhar sobre a alteridade nas personagens de Por Elise, Amores Surdos e Vaga Carne, de Grace Passô
Autor(es): Mariana de Oliveira Arantes
Primeiro Orientador: Marcos Antônio Alexandre
Primeiro membro da banca : Elen de Medeiros
Segundo membro da banca: Jonas Miguel Pires Samudio
Resumo: A presente pesquisa objetiva apresentar uma leitura sobre a alteridade nas seguintes obras da dramaturga mineira Grace Passô: Por Elise (2012), Amores Surdos (2012) e Vaga Carne (2018). Para essa análise foi privilegiada a perspectiva filosófica de Emmanuel Lévinas, a fim de compreendermos uma relação de responsabilidade entre as personagens das três dramaturgias. Na abordagem teórica, para trabalhar a estrutura do texto dramático, consideramos, principalmente, os pressupostos de Jean-Pierre Ryngaert (1996; 1998) e Peter Szondi (2001). Além disso, retomamos uma perspectiva histórica do teatro brasileiro, a partir de Sábato Magaldi (2004), Décio de Almeida Prado (1988) e Elza Cunha de Vincenzo (1992), com intuito de articular o contexto social e a produção escrita para o teatro. Assim, buscou-se reverberar tal relação na dramaturgia de Passô, isto é, ler e retomar uma perspectiva da alteridade enquanto potência para uma escrita ao teatro do agora.
Abstract: This research aims to present a reading about the alterity in the following works by Minas Gerais playwright Grace Passô: Por Elise (2012), Amores Surdos (2012), and Vaga Carne (2018). For the analysis was privileged from the philosophical perspective of Emmanuel Lévinas, in order to understand a relationship of responsibility between the characters of the three stories. In the theoretical approach, to work the structure of the dramatic text, we consider, mainly, the assumptions of Jean-Pierre Ryngaert (1996; 1998) and Peter Szondi (2001). In addition, we take a historical perspective of Brazilian theater, from Sábato Magaldi (2004), Décio de Almeida Prado (1988), and Elza Cunha de Vincenzo (1992), in order to articulate the social context and written production for the theater. Therefore, we tried to reverberate such a relationship in the dramaturgy of Passô, that is, to read and take up a perspective of alterity as a power for writing to the theater from now.
Assunto: Passô, Grace. – Por Elise – Crítica e interpretação
Passô, Grace. – Amores surdos – Crítica e interpretação
Passô, Grace. – Vaga Carne – Crítica e interpretação
Teatro brasileiro – História e crítica
Alteridade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35119
Data do documento: 18-Fev-2020
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