Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35216
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dc.contributor.advisor1Victor Natanael Schwetter Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062967617727151pt_BR
dc.contributor.referee1Humberto Fernandes Villelapt_BR
dc.creatorDanielle Prata Melopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-17T20:40:08Z-
dc.date.available2021-03-17T20:40:08Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35216-
dc.description.resumoEste estudo buscou investigar como se encontram configurados os papéis e competências gerenciais, reais e ideais, na percepção de gestores e subordinados em uma empresa siderúrgica de grande porte localizada em Minas Gerais. A metodologia deste estudo envolveu um survey, operacionalizado por um questionário contendo 16 questões, baseadas em perguntas estruturadas, com opções de resposta do tipo Likert de seis pontos, relativas à correspondência ao ideal (o que deveria ser feito) e ao real (o que é efetivamente exercido) do trabalho dos gestores, referindo-se a competências gerenciais. A amostra de pesquisa contemplou 15 gestores e 15 subordinados a estes gestores, da referida empresa. Após a coleta, os dados foram lançados em planilhas do Microsoft Excel. A partir daí utilizou-se a estatística descritiva para apresentar os dados do perfil da amostra pesquisada. Em seguida, realizou-se o cálculo das médias, desvios-padrão e variância, buscando-se identificar os valores maiores e menores. Por fim, realizou-se a contagem de frequências das respostas em cada questão do questionário utilizado. Com base nesses resultados foi realizada uma análise quantitativa para se verificar as respostas mais e as respostas menos frequentes. Então, buscou-se fazer deduções para responder a questão de pesquisa. Como resultados, este estudo permitiu constatar que em todas as questões, o aspecto ideal teve média mais elevada em relação ao aspecto real, ou seja, os gestores e seus subordinados percebem que as competências gerenciais precisam continuar em evolução e desenvolvimento, para que os estilos de gestão alcancem as expectativas observadas. Em relação à comparação da percepção dos subordinados e gestores, percebe-se que 39% dos gestores / subordinados possuem opinião em comum a respeito de como a gestão está sendo realizada. Em contrapartida, em sua maioria, 61% destes pares possuem percepções diferentes referentes ao estilo de gestão exercido.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Estratégicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências Gerenciaispt_BR
dc.subjectGestorespt_BR
dc.subjectSubordinadospt_BR
dc.subjectSiderúrgicapt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleCompetências gerenciais: comparando as percepções de gestores e subordinados de uma empresa siderúrgica localizada em Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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