Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35234
Type: Dissertação
Title: Invocação para o fim: o sertão como arquivo
Other Titles: Invocation to the end: the "sertão" as archive
Authors: Natália de Sousa Moura
First Advisor: Frederico Canuto
First Referee: Gabriela Leandro Pereira
Second Referee: Renata Moreira Marquez
Abstract: Questionando as formas de conhecer, mapear e arquivar instituídas pelo pensamento moderno, o presente trabalho busca, a partir do pensamento de Denise Ferreira da Silva e Diana Taylor, articular a desorientação como possibilidade de enfrentamento e escape aos modos modernos de conhecer. A produção e transmissão do conhecimento que definem o mundo tal como o conhecemos, derivadas do arquivo escrito, assim como sua própria inscrição na História, são mediadas por sistemas de orientação cartesianos, lineares, binários e arbitrários, os quais ditam o que fica de fora e o que está dentro, a que ou quem destina-se o passado, presente e futuro. Essa construção de pensamento se dá a partir da instituição e ficcionalização de um modelo a ser seguido que tem sua consolidação na invasão e colonização dos territórios conhecidos hoje como América(s) pelos europeus e na expropriação de corpos pela escravização, com a criação do Outro racial e cultural em oposição à um Eu universal. Entendendo que a descolonização não é uma metáfora (TUCK, YANG, 2012), ou seja, não é um novo modo de nomear justiça, mas sim algo articulado com a destruição da ideia de mundo que nos foi dado a conhecer (FERREIRA DA SILVA, 2019; MOMBAÇA, 2019), vinculo esta escrita a uma prática de estudo e imaginação radicais, no contexto advindo de lugares (e corpos) marcados como fins de mundo, selvagens, atrasados, demoníacos, empoeirados, infernais, isto é, sobreviventes dos fins, e vislumbro a ficcionalização de outros mundos possíveis fora da lógica moderna. Seu terreno ficcional principal é Lisieux, distrito do sertão noroeste do Ceará, nordeste do Brasil, um fim de mundo. Em sua história oficial, a Igreja consta como marco de origem (60 anos) e segue uma ideia de tempo linear e de progresso estabelecidos desde a colonização. O arquivo que narra a história é então congelado em uma sequência arbitrária, seus limites são impostos em linhas imaginárias que seguem lógicas determinadas por quem tem poder, ou seja, Igreja e proprietários de terra. Porém, dada sua posição como e no sertão, há sempre algo que escapa, que borra a visão, que não pode ser totalmente verificado, onde o próprio chão que pisamos fala de uma estrutura de tempo muito mais longa do que a que o nosso corpo compreende. Seu arquivo é vivo, se articula mais como aparição, performance (incorporação) e imaginação do que enquanto verdade, documento e instituição “arquiváveis” e capturáveis. Um arquivo radical, impermanente, desorientador, ameaçador, premonitório e infinito.
Abstract: Questioning the ways of knowing, mapping, and archiving instituted by modern thought, this thesis seeks to articulate disorientation as a possibility of coping and escaping modern ways of knowing based on Denise Ferreira da Silva’s and Diana Taylor’s thought. The production and transmission of knowledge that defines the world as we know it derives from the written archive, as well as its inscription in history, and is mediated by Cartesian, linear, binary, and arbitrary guidance systems, which dictate what remains outside and what is allowed inside, for what or who the past, present and future are destined to. This construction of thought occurs from the institution and fictionalization of a model to be followed that has its consolidation in the invasion and colonization of the territories known today as America (s) by the Europeans and in the expropriation of bodies through slavery, with the creation of the racial and cultural Other as opposed to a universal Self. I write from the deep understanding that decolonization is not a metaphor (TUCK, YANG, 2012) or, in other words, it is not a new way of naming justice, but something articulated with the destruction of the idea of the world that we have known (FERREIRA DA SILVA, 2019; MOMBAÇA, 2019). And in doing so, I connect this writing to a practice of radical research and imagination imbued by places (and bodies) marked as “ends of the world” (fins de mundo), wild, backward, demonic, dusty, infernal in the sense that they are survivors of the ends. Suddenly I can glimpse the fictionalization of other possible worlds outside modern logic. The primary fictional terrain of the thesis is Lisieux, a district in Ceará northwestern hinterland, located in Brazil northeast, an “end of the world” (fim de mundo). In its official history, the Church village stands as a landmark of origin (60 years), following an idea of linear time and progress established since colonization. Therefore, the archive that tells the village story stays frozen in an arbitrary sequence, and its limits are imposed by imaginary lines that serve the logic determined by those with power, that is, the Church and landowners. Nonetheless, this place location as and in the hinterland ensures that there is always something that escapes, that blurs the view, that cannot be entirely ascertained. The very floor where we walk on tells of a much longer time structure than that of our body can understand. Its archive is alive, articulating itself more as an apparition, performance (incorporation), and imagination than as “archivable” and capturable truth, document, and institution. It is a radical, impermanent, disorienting, threatening, premonitory, and infinite file.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35234
Issue Date: 7-Dec-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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